Numa época em que a cidade de Pisa era uma república independente e uma potência marítima, houve a necessidade de se criar uma catedral que demonstrasse esse poder. Assim, deu-se início à construção da Cattedrale di Pisa (Catedral de Pisa), em 1064. Dedicada à Virgem Maria, é uma igreja em estilo medieval românico e faz parte do conjunto arquitectónico da Piazza del Duomo (Praça da Catedral), classificado como Património Mundial da UNESCO desde 1987.
A catedral foi construída sobre uma igreja pré-existente, datada de 1006, e a sua construção teve duas fases. A primeira fase esteve a cargo do arquitecto Buscheto, que criou o desenho original. Numa segunda fase, o arquitecto Rainaldo aumentou o edifício e desenhou a fachada actual. A 26 de Setembro de 1118, 54 anos depois do início da sua construção, a catedral foi finalmente inaugurada, sendo que a consagração foi feita pelo papa Gelasio II.
O exterior da catedral é decorado com mármores brancos e pretos, provenientes das montanhas de San Giuliano. Na sua construção, também foram reutilizados materiais de antigos monumentos romanos, de forma a enfatizar o poder da cidade de Pisa. O seu estilo incorporou ainda elementos de tradições árabes e bizantinas, como o grifo de bronze que se encontra em cima do telhado. O resultado foi uma novidade no seu tempo, e ainda hoje é uma maravilha para o olhar. A fachada tem tantos pormenores bonitos que podia ficar a observá-la o dia todo.
Em 1595, a catedral incendiou. Ao ser restaurada, foram também instaladas as portas de bronze que podemos ver hoje. No século XIX, as esculturas presentes na fachada foram removidas e substituídas por réplicas, sendo que as originais estão guardadas no Museo dell’Opera del Duomo (Museu dos Trabalhos da Catedral). A partir de 1700, o interior da igreja começou a ser redecorado com novas pinturas e relevos, mas o seu tecto foi mantido. Tendo sido criado no século XVII em madeira e talha dourada, é uma das coisas que mais me impressionou nesta catedral.
Cattedrale ou Duomo?
Por ser a igreja mais importante da cidade, é chamada de Duomo di Pisa. Mas sendo que também é a sede da arquidiocese de Pisa, tem o nome de Cattedrale. A praça onde se encontra chama-se Piazza del Duomo, mas na entrada está escrito Cattedrale. Na realidade, os dois nomes estão correctos.
Como chegar
De qualquer ponto da cidade, é muito fácil chegar à Cattedrale di Pisa a pé. Mas se não estiveres com vontade de andar, existem comboios que vão desde a estação Pisa fermata Aeroporto e param na estação Pisa San Rossore, que fica mesmo ao lado da praça. Os autocarros são a melhor opção para quem está no centro da cidade, e a linha LAM (Linea Alta Mobilitá) ROSSA funcionam todos os dias entre as 5h20 e as 20h25. O bilhete custa 1,20€ e é válido durante 1 hora em toda a rede da companhia CPT (Compagnia Pisana Trasporti). Podes sair em Torre ou em Ospedale S. Chiara.
Informação prática
★ Site: OPA Pisa
★ Horário: Todos os dias das 10h00 às 20h00 (horário de verão)
★ Preço: Gratuito mas requer bilhete. Caso se compre bilhete para a torre, a catedral está incluída e não tem hora marcada. O bilhete só para a catedral tem horários marcados e individualmente não pode ser pedido online.
★ Morada: Piazza del Duomo, Pisa
Ainda tenho de explorar muito na Italia… Fiquei com imensa vontade de conhecer esta catedral 🙂 Lembro-me de ir a viena de Austria e apanhar uma overdose tal de catedrais que passei muitos anos sem ir a nenhuma 😛
Ainda só conheci Pisa, por isso sem dúvida que o resto da Itália está na minha lista também! Achei esta catedral bem bonita, e ainda por cima é o único monumento desse conjunto em que a entrada é gratuita ?
Que Catedral tão bonita! Quero muito ir a Itália 🙂
Um beijinho
É diferente de todas as catedrais que vi até hoje! Espero que esse desejo de ir a Itália se concretize ? Eu também quero voltar, para explorar outras cidades (Roma, Florença, Veneza, …)
Beijinhos e obrigada pela visita
Itália é uma das minhas paixões, receio que quando por la for não queira de lá regressar!
Catarina, só agora tive tempo para passar por cá, Adoro! este é para guardar 😉
É um país lindo, não me importava de ficar por lá a explorar cada cantinho ?
Fico muito contente que tenhas gostado, aparece quando quiseres!
É realmente bonita 🙂 Espero ir a Itália num futuro próximo!
É mesmo! Também espero que consigas ir, é um destino muito interessante.
[…] pretendia juntar as sepulturas que até então se encontravam espalhadas um pouco por toda a Cattedrale di Pisa. Este edifício faz parte do conjunto arquitectónico da Piazza del Duomo (Praça da Catedral), […]
[…] A razão para este edifício ter sido construído à parte terá sido o desejo de oferecer à Cattedrale di Pisa um complemento digno da sua imponência. Começou a ser construído em 1152, pelas mãos do […]
[…] este espaço começou com a construção da Cattedrale di Pisa (Catedral de Pisa), no século XI. A catedral foi construída com mármore branco proveniente das […]