Gosto de pequenas surpresas. Nada me dá mais gozo do que percorrer uma cidade e encontrar recantos maravilhosos com os quais não estava a contar. E foi exactamente isso que me aconteceu em Pisa, Itália. Ao caminhar sem destino pelas ruas e ruelas da cidade, resolvi seguir pela Via S. Frediano e, espanto dos espantos, fui dar a uma das mais bonitas praças que alguma vez vi! Chama-se Piazza dei Cavalieri (Praça dos Cavaleiros) e é um absoluto regalo para os olhos.
Durante a idade média, esta praça foi o centro político e administrativo de Pisa, tendo sido encomendada por Cosimo I de’ Medici. O projecto remonta a 1558 e esteve a cargo do arquitecto Giorgio Vasari. A partir de metade do século XVI, a praça passou a ser a sede da Ordine dei Cavalieri di Santo Stefano (Ordem dos Cavaleiros de Santo Estêvão). Apesar de nunca ter sido reconhecida pelo último rei de Itália nem pela República Italiana, a ordem tinha como principais objectivos o combate ao Império Otomano e a defesa do Mediterrâneo.
A praça alberga diversos edifícios, entre igrejas e palácios, como o Palazzo della Carovana (Palácio da Caravana), a Chiesa di Santo Stefano dei Cavalieri (Igreja de Santo Estêvão dos Cavaleiros, que podes ver na terceira fotografia abaixo), o Palazzo dell’Orologio (Palácio do Relógio), a Chiesa di San Rocco (Igreja de São Roque), o Palazzo del Collegio Puteano (Palácio do Colégio Puteano), e o Palazzo del Consiglio dei Dodici (Palácio do Conselho dos Doze).
Para mim, o mais incrível desta praça é o edifício onde se encontra a sede da Scuola Normale Superiore (Escola Normal Superior), que se chama Palazzo della Carovana (Palácio da Caravana). Antigo quartel-general da referida Ordine dei Cavalieri di Santo Stefano, o palácio foi construído entre 1562 e 1564 por Giorgio Vasari. O que este edifício tem de espantoso é a sua fachada, que funde escultura e pintura. Nela, podemos observar pinturas de figuras alegóricas e signos do zodíaco, assim como bustos e brasões esculpidos em mármore. À frente do edifício encontra-se uma estátua de Cosimo I, no papel de Grande Mestre da Ordem dos Cavaleiros. A estátua foi construída por Pietro Francavilla em 1596.
Como chegar
De qualquer ponto da cidade, é muito fácil chegar à Piazza dei Cavalieri pé (o que eu recomendo vivamente). Mas se não estiveres com vontade de andar, os autocarros são a melhor opção. A linha Navetta E funcionam todos os dias entre as 7h15 e as 20h18. O bilhete custa 1,20€ e é válido durante 1 hora em toda a rede da companhia CPT (Compagnia Pisana Trasporti).
Informação prática
★ Site: não tem
★ Horário: Todos os dias
★ Preço: Gratuito
★ Morada: Piazza dei Cavalieri, Pisa
[…] ponto a seu favor: a localização é excelente. O Hotel Leonardo encontra-se a poucos passos da Piazza dei Cavalieiri e bem perto da Piazza del Duomo (onde se encontra a famosa Torre de Pisa). Os funcionários eram […]
[…] no Battistero di San Giovanni, na Cattedrale di Pisa e no Museo delle Sinopie. Maravilhei-me com a Piazza dei Cavalieri, e comi um gelato (ou dois, ou três…) enquanto observava o rio Arno. Percorri as ruas, ruinhas e […]