Piazza dei Cavalieri Placa Pisa Itália Mundo Indefinido

A fantástica Piazza dei Cavalieri

Início » Europa » Itália » A fantástica Piazza dei Cavalieri

Gosto de pequenas surpresas. Nada me dá mais gozo do que percorrer uma cidade e encontrar recantos maravilhosos com os quais não estava a contar. E foi exactamente isso que me aconteceu em Pisa, Itália. Ao caminhar sem destino pelas ruas e ruelas da cidade, resolvi seguir pela Via S. Frediano e, espanto dos espantos, fui dar a uma das mais bonitas praças que alguma vez vi! Chama-se Piazza dei Cavalieri (Praça dos Cavaleiros) e é um absoluto regalo para os olhos.

Durante a idade média, esta praça foi o centro político e administrativo de Pisa, tendo sido encomendada por Cosimo I de’ Medici. O projecto remonta a 1558 e esteve a cargo do arquitecto Giorgio Vasari. A partir de metade do século XVI, a praça passou a ser a sede da Ordine dei Cavalieri di Santo Stefano (Ordem dos Cavaleiros de Santo Estêvão). Apesar de nunca ter sido reconhecida pelo último rei de Itália nem pela República Italiana, a ordem tinha como principais objectivos o combate ao Império Otomano e a defesa do Mediterrâneo.

A praça alberga diversos edifícios, entre igrejas e palácios, como o Palazzo della Carovana (Palácio da Caravana), a Chiesa di Santo Stefano dei Cavalieri (Igreja de Santo Estêvão dos Cavaleiros, que podes ver na terceira fotografia abaixo), o Palazzo dell’Orologio (Palácio do Relógio), a Chiesa di San Rocco (Igreja de São Roque), o Palazzo del Collegio Puteano (Palácio do Colégio Puteano), e o Palazzo del Consiglio dei Dodici (Palácio do Conselho dos Doze).

Piazza dei Cavalieri Pisa Itália 01 Mundo Indefinido Piazza dei Cavalieri Pisa Itália 02 Mundo Indefinido Chiesa di Santo Stefano Pisa Itália Mundo Indefinido

Para mim, o mais incrível desta praça é o edifício onde se encontra a sede da Scuola Normale Superiore (Escola Normal Superior), que se chama Palazzo della Carovana (Palácio da Caravana). Antigo quartel-general da referida Ordine dei Cavalieri di Santo Stefano, o palácio foi construído entre 1562 e 1564 por Giorgio Vasari. O que este edifício tem de espantoso é a sua fachada, que funde escultura e pintura. Nela, podemos observar pinturas de figuras alegóricas e signos do zodíaco, assim como bustos e brasões esculpidos em mármore. À frente do edifício encontra-se uma estátua de Cosimo I, no papel de Grande Mestre da Ordem dos Cavaleiros. A estátua foi construída por Pietro Francavilla em 1596.

Scuola Normale Superiore Pisa Itália Mundo Indefinido Piazza dei Cavalieri Pisa Itália 03 Mundo Indefinido

Como chegar

De qualquer ponto da cidade, é muito fácil chegar à Piazza dei Cavalieri pé (o que eu recomendo vivamente). Mas se não estiveres com vontade de andar, os autocarros são a melhor opção. A linha Navetta E funcionam todos os dias entre as 7h15 e as 20h18. O bilhete custa 1,20€ e é válido durante 1 hora em toda a rede da companhia CPT (Compagnia Pisana Trasporti).

Informação prática

Site: não tem
Horário: Todos os dias
Preço: Gratuito
Morada: Piazza dei Cavalieri, Pisa

Este artigo pode conter links afiliados.

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

2 comentários