Igreja de Nosso Senhor do Sótão fachada Amesterdão Países Baixos Mundo Indefinido

A Igreja de Nosso Senhor do Sótão, um dos segredos de Amesterdão

Início » Europa » Países Baixos » Amesterdão » A Igreja de Nosso Senhor do Sótão, um dos segredos de Amesterdão

A cidade de Amesterdão, nos Países Baixos, está repleta de sítios interessantes a visitar. Em época alta, esses locais são invadidos por turistas, havendo filas quase intermináveis. Longe das multidões, podemos encontrar um dos espaços de que mais gostei de visitar, aquando da minha visita à cidade em 2015. Por fora, uma fachada típica dos prédios de Amesterdão. Por dentro, uma igreja. É a Ons’ Lieve Heer op Solder (Igreja de Nosso Senhor do Sótão), que passa facilmente despercebida.

Igreja de Nosso Senhor do Sótão entrada Amesterdão Países Baixos Mundo Indefinido

Durante a reforma protestante, as práticas católicas continuaram a ser permitidas, desde que os fiéis não celebrassem os seus rituais em público. Não se podia colocar placas nas fachadas dos prédios informando de que se tratava de uma igreja, nem era lícito andar com bíblias expostas na rua. Assim, surgiram diversas igrejas nos sótãos das casas: era o local ideal porque não podiam ser vistas do lado de fora. Existiam cerca de 25 destas igrejas escondidas, mas hoje em dia apenas a Igreja de Nosso Senhor do Sótão mantém o estilo e o mobiliário da época.

Igreja de Nosso Senhor do Sótão corredores Amesterdão Países Baixos Mundo Indefinido

Em 1661, Jan Hartman comprou três casas vizinhas e uniu-as, tendo fundado a igreja no sótão comum. Os católicos de Amesterdão assistiram aqui às suas missas durante mais de 200 anos! Hoje em dia podemos percorrer os diversos corredores estreitos e vislumbrar as várias divisões da casa, assim como a igreja.

Igreja de Nosso Senhor do Sótão cama Amesterdão Países Baixos Mundo IndefinidoIgreja de Nosso Senhor do Sótão altar 01 Amesterdão Países Baixos Mundo IndefinidoIgreja de Nosso Senhor do Sótão altar 02 Amesterdão Países Baixos Mundo Indefinido

Lá do alto do sótão, podemos ainda ficar a observar as casas e os canais de Amesterdão, ambos tão característicos desta cidade. Não me importava de ficar por ali, à janela, a completar a vida a acontecer lá fora, vendo barcos e bicicletas a andar de um lado para o outro…

Igreja de Nosso Senhor do Sótão vista janela Amesterdão Países Baixos Mundo Indefinido Igreja de Nosso Senhor do Sótão vista canais Amesterdão Países Baixos Mundo Indefinido

Como chegar

De qualquer ponto da cidade, é muito fácil chegar à Igreja de Nosso Senhor do Sótão a pé. Foi o que fiz e recomendo completamente. Amesterdão é daquelas cidades que se percorrem maravilhosamente bem a andar, é tudo plano! Mas se não estiveres com vontade de andar, a igreja encontra-se a cerca de 5 minutos da estação de comboios Amsterdam Centraal. Podes ainda apanhar o metro e sair na estação Nieuwmarkt, ou apanhar os eléctricos 4, 9, 16 e 24 e sair na estação Dam.

Informação prática

Site: Museum Ons’ Lieve Heer op Solder
Horário: De segunda a sábado das 10h00 às 17h00. Domingos e feriados das 13h00 às 17h00.
Preço: 10€ para adultos, há descontos para estudantes. A visita à igreja está incluída nos cartões I amsterdam, Museumkaart e Rembrandtkaart.
Morada: Oudezijds Voorburgwal 38, Amsterdam

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 comentário