Quarto Hotel Jeju, Coreia do Sul

Como escolher alojamentos mais sustentáveis: produtos de higiene

Início » Mundo » Como escolher alojamentos mais sustentáveis: produtos de higiene

Quando vais viajar, como costumas escolher um alojamento? Tens em conta a sustentabilidade do espaço? Por vezes, o comodismo fala mais alto, e acabamos por reservar o alojamento mais bonito ou com o preço mais baixo. Sou a primeira a admitir que já me aconteceu…

Por outro lado, sei que a informação sobre a sustentabilidade do alojamento pode não ser fácil de encontrar. Em alguns casos, pode mesmo ser preciso contactar directamente o alojamento e fazer algumas perguntas. Mas também precisamos de saber o que perguntar!

A pensar nisso, preparei um pequeno documento onde te deixo 12 critérios que te vão ajudar a escolher alojamentos mais sustentáveis. Para teres acesso, clica no botão abaixo.

Como escolher alojamentos sustentáveis

Hotéis sem produtos de higiene de utilização única

Um dos critérios que refiro no documento acima é a não disponibilização de produtos de higiene de utilização única. Estou a falar daqueles frascos pequeninos de champô e gel de banho, mas também das embalagens de sabonete sólido. Estas miniaturas, que muitos hotéis oferecem porque são vistas como uma parte essencial da experiência hoteleira tradicional, representam um desperdício enorme a nível ambiental.

Assim, muitos alojamentos estão a substituir esses frascos descartáveis por recipientes reutilizáveis. Desta forma, os recipientes são recarregados, e a compra dos produtos de higiene pode ser feita a granel ou através de embalagens que utilizam uma quantidade bastante inferior de plástico.

Por vezes, essa mudança é motivada por questões de publicidade e redução de custos, e não por uma verdadeira preocupação ambiental por parte dos alojamentos. No entanto, o resultado final é mesmo: menos desperdício de plástico e redução do impacte ambiental negativo.

Em alguns locais, a mudança vem mesmo por imposição governamental. Um exemplo disso é o caso de Taiwan. A partir de 2025, a Administração de Protecção Ambiental de Taiwan vai restringir o fornecimento de produtos de higiene descartáveis por parte dos hotéis da região.

De acordo com as novas regras, os produtos de higiene pessoal líquidos (como champô, condicionador, gel de banho, e loção corporal), terão de ser fornecidos em frascos com volume de pelo menos 180ml. Esses frascos serão enchidos novamente sempre que necessário.

Adicionalmente, itens descartáveis como pentes, lâminas de barbear, escovas de dentes, pasta de dente, e toucas de banho não estarão disponíveis nos quartos dos hóspedes. No entanto, os hotéis podem fornecê-los mediante solicitação expressa do cliente.

A Administração de Protecção Ambiental de Taiwan estima que, com estas novas regras, se consigam reduzir 2100 toneladas por ano de resíduos de plástico provenientes de embalagens descartáveis.

Hotel Jeju, Coreia do Sul

Levar os nossos próprios artigos de higiene

Existem alguns hotéis que são excelentes nos outros critérios de sustentabilidade, mas que continuam a ter miniaturas de artigos de higiene. Nestes casos, o melhor é irmos preparados e levarmos connosco os produtos de que vamos precisar. Aqui, existem duas alternativas: utilizar frascos reutilizáveis ou usar produtos sólidos. Vamos ver ambas as opções em mais detalhe.

Frascos reutilizáveis

Nas viagens de avião, os recipientes com líquidos (incluindo pastas e cremes) que vão na bagagem de mão não podem exceder os 100ml. Para além disso, devem ir num único saco transparente que dê para abrir e fechar e cujo total não ultrapasse 1 litro. Na prática, podemos levar 10 recipientes cheios de 100 ml cada, tudo dentro do mesmo saco.

Ora, os produtos de higiene líquidos que temos em casa tipicamente vêm em embalagens superiores a 100 ml. Assim, precisamos de transferir o seu conteúdo para frascos mais pequenos. Há vários anos comprei um conjunto de dois recipientes reutilizáveis no Auchan, em silicone, de 85 ml cada. A principal vantagem é que a abertura é grande, pelo que é muito fácil colocar os líquidos e usar até à última gota. A desvantagem é que o rótulo, apesar de dar para rodar, tem a mesma cor do fundo.

Entretanto ofereceram-me dois recipientes da Gravel, que já não têm o mesmo problema (os rótulos são bem visíveis), e que encaixam um no outro. Têm 89 ml e são perfeitos, tenho-os usado em todas as minhas viagens desde então. Mas não tens de escolher estes, até porque existem várias opções mais em conta, incluindo em diversos supermercados portugueses.

Recipientes Gravel
Imagem Gravel Travel

Artigos de higiene sólidos

Já há uns anos que fiz a troca de alguns dos produtos de higiene líquidos para produtos sólidos, não apenas em viagem mas também em minha casa. A verdade é que, neste momento, já existe uma versão sólida para praticamente tudo o que possas pensar.

Deixo-te algumas opção para as diferentes categorias, com os produtos que já experimentei e aqueles que utilizo no meu dia-a-dia. Compro a maior parte online, na Mind the Trash ou na Pegada Verde, mas já começam a aparecer alternativas nos supermercados convencionais, incluindo de grandes marcas.

  • Pasta de dentes: ainda não me rendi a nenhuma opção, mas existem pastilhas dentífricas da Georganics ou Denttabs.
  • Champô: experimentei vários, mas actualmente uso o champô sólido da Mind The Trash para couro cabeludo sensível. Existem outras marcas, como a Shaeco, BioVó, Naua, Unii, ou Água Mole. A Garnier também tem opções, mas eu tendo a preferir empresas com produção nacional, sempre que possível.
  • Condicionador: não uso, mas existem opções de condicionador sólido da Shaeco e da Naua.
  • Amaciador: não uso, mas existem opções de amaciador sólido da Mind the Trash e da Unii.
  • Gel de banho: sempre existiram muitos sabonetes no mercado, desde o tempo dos nossos avós. Já experimentei vários artesanais, mas o meu preferido é o da Água Mole. Também gosto do da DA’KI.
  • Loção corporal: tenho vários líquidos em casa que preciso de terminar, por isso apenas experimentei uma loção em barra da Lush que me ofereçam. A Shaeco também tem.
  • Desodorizante: ainda não encontrei uma opção boa para mim. Adoro o desodorizante de pedra de alúmen da Biork, mas deixo cair com frequência e parte-se com facilidade. Existem outras marcas de desodorizante sólido, como a Naua, Água Mole, Ben & Anna, Kutis, NaturLab, ou We Love the Planet.
  • Perfume: não uso, mas existem opções de perfume em barra da Água Mole.
  • Espuma de barbear: não uso, mas existem opções de sabonete de barbear da Shaeco e da Terra Viva.
  • Protector solar: ainda não experimentei, mas existem opções de protector solar sólido da Sol de Ibiza.

Estes são apenas alguns exemplos de produtos líquidos que podemos substituir por versões sólidas. Para além de serem óptimas opções para levarmos na nossa bagagem de mão, são também alternativas mais sustentáveis aos produtos de higiene tradicionais.

Champô Sólido Mind the Trash
Imagem Mind the Trash

E se tiver mesmo de usar os descartáveis dos hotéis?

Por vezes, não temos mesmo alternativa. Não levámos connosco os nossos produtos de higiene, o hotel só oferece frascos descartáveis, e não há nenhum supermercado perto para comprar uma versão maior (e levar connosco no resto da viagem).

Nestes casos, o que devemos fazer é levar as sobras connosco. Depois de abertos, os pequenos frascos vão ser descartados pelo alojamento, mesmo que não tenham sido utilizados até ao fim.

Ao levarmos connosco, estamos a garantir a completa utilização do produto, e um descarte adequado da embalagem (que até podemos guardar e reutilizar em viagens futuras, se tal fizer sentido). Também é importante lembrar que nem todos os locais do mundo têm um sistema de reciclagem em vigor.

De resto, devemos aproveitar o nosso destino ao máximo. Não somos perfeitos, e precisamos de ter um pouco de compreensão (por nós, e pelos outros). Demos o nosso melhor, e só isso é que importa. Agora, aproveita para espreitar os outros critérios que te vão ajudar a escolher alojamentos mais sustentáveis, clicando do botão abaixo.

Este artigo pode conter links afiliados.

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *