No Porto existe algo que nunca vi em mais sítio nenhum: duas igrejas, lado a lado, (quase) paredes-meias. Para quem está de frente para as fachadas, a igreja da esquerda é a Igreja dos Carmelitas, e a da direita é a Igreja do Carmo. O conjunto foi classificado como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013.
A Igreja dos Carmelitas, ou Igreja dos (Frades) Carmelitas Descalços, começou a ser construída em 1616, tendo ficado concluída em 1628. De estilo barroco austero, o seu projecto tem sido atribuído ao arquitecto Nicolau Nasoni, que também foi responsável pelas Igreja e Torre dos Clérigos. No entanto, tal não parece ser possível, uma vez que Nasoni nasceu apenas em 1691. A fachada da igreja é de granito e possui três entradas, cada uma com um nicho no topo, com as imagens de São José, Nossa Senhora do Carmo, e Santa Teresa de Jesus. Possui uma torre sineira do lado esquerdo, revestida de azulejos, dos quais eu gostei especialmente. Não são bonitos, em azul e branco?
A Igreja do Carmo, ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, foi construída mais tarde, entre 1756 e 1768. De estilo rococó, foi projectada pelo José Figueiredo Seixas. A fachada lateral da igreja está revestida por um painel de azulejos, representando a aparição de Virgem Maria a São Simão Stock. Foram desenhados por Silvestre Silvestri e pintados por Carlos Branco em 1912, 144 anos depois da construção da igreja.
Infelizmente, não consegui ver o interior destas igrejas, pelo que um dia tenho de voltar. Para ver as capelas, os retábulos, as pinturas, a talha dourada, o órgão… De qualquer das formas, penso que o conjunto impressiona, mesmo por fora. E tu, já lá entraste? O que achaste?
Curiosidades
Ao olhar com atenção para este conjunto, é possível reparar que as duas igrejas estão separadas por uma pequena construção, com pouco mais de um metro de largura. Esta “casa” foi construída devido a uma suposta lei que proibia duas igrejas de terem uma parede comum.
Informação prática
★ Site: Diocese do Porto
★ Preço: Gratuito
★ Morada: Rua do Carmo ou Praça de Gomes Teixeira, Porto
[…] Andei ainda entre Porto e Gaia, percorrendo a Ponte Luiz I. Visitei a Estação de São Bento e as Igrejas do Carmo e dos Carmelitas, com os seus azulejos. E claro, comi uma Francesinha e explorei uma cave de vinho do Porto. Foi um […]
Podiam ter os horários de serviços religiosos
Olá Mário! Obrigada pelo comentário. Os horários de serviços religiosos são da responsabilidade da Diocese do Porto. Em situação normal, a Eucaristia na Igreja dos Carmelitas ocorre de segunda a sexta-feira, às 15h30 e às 18h. Ao sábado há às 15h30 e às 18h00. Finalmente, aos domingos, são três horários: 11h00, 15h30 e 18h00. No entanto, devido à COVID-19, os horários podem ter sido alterados.