Cais Palafítico da Carrasqueira Portugal Mundo Indefinido

Cais Palafítico da Carrasqueira, uma herança cultural em forma de estacas

Início » Europa » Portugal » Setúbal » Cais Palafítico da Carrasqueira, uma herança cultural em forma de estacas

Situado na Reserva Natural do Estuário do Sado, o Cais Palafítico da Carrasqueira é um daqueles lugares onde se respira história. A baixa-mar é muito marcada naquele lugar, o que fazia com os pescadores sentissem grande dificuldade ao tentar transpor o lodo para chegar aos seus barcos.

Mas eis que surgiu a ideia de construir um passadiço de madeira, para facilitar o acesso. Entre 1950 e 1960 novas estacas foram sendo adicionadas, fazendo nascer este pequeno labirinto de arquitectura popular.

Cais Palafítico da Carrasqueira 01 Portugal Mundo Indefinido
Cais Palafítico da Carrasqueira 02 Portugal Mundo Indefinido
Cais Palafítico da Carrasqueira 03 Portugal Mundo Indefinido

Este lugar, único na Europa, muda conforme a maré. Na baixa-mar, o lodo impera e os passadiços parecem suspensos no ar. Durante a preia-mar, no entanto, ficam camuflados pela água. Nessa altura, é preciso ter algum cuidado para não molhar os pés. Os pescadores, esses, estão munidos de botas impermeáveis, que ajudam nestes momentos.

Era final de Outubro quando visitei o Cais Palafítico da Carrasqueira. O dia tinha estado cinzento, com pequenas gotas de água a cair do céu de tempos a tempos. A maré encontrava-se em preia-mar, e a água quase que engolia os passadiços de madeira.

Cais Palafítico da Carrasqueira 04 Portugal Mundo Indefinido
Cais Palafítico da Carrasqueira 05 Portugal Mundo Indefinido
Cais Palafítico da Carrasqueira 06 Portugal Mundo Indefinido

Em Maio anterior tinha sido inaugurada a nova estrutura do cais, que ainda continua a cumprir a sua missão primordial. A renovação foi profunda, passado não só pela substituição da madeira em si, mas também da própria estrutura das estacas e dos pilares.

Agora apresentando uma construção mais moderna, o cais palafítico ainda mantém algumas das antigas estacas de madeira irregulares. O antigo e o moderno interligam-se. Ao longo do percurso, é possível ver as pequenas casas de madeira, que servem de arrecadação para material de pesca diverso.

Cais Palafítico da Carrasqueira 07 Portugal Mundo Indefinido
Cais Palafítico da Carrasqueira 08 Portugal Mundo Indefinido
Cais Palafítico da Carrasqueira 09 Portugal Mundo Indefinido

Os barcos, tanto novos como mais antigos, continuam por ali. Os pescadores também, olhando com alguma naturalidade para quem passa. Afinal, já estão habituados a ver curiosos: há já algum tempo que o Cais Palafítico da Carrasqueira foi descoberto por amantes de fotografia. Voltado de frente para o pôr-do-sol, é o lugar perfeito para capturar o presente que a natureza nos dá todos os dias.

Guia prático

Como chegar

O Cais Palafítico encontra-se na Carrasqueira, e está a aproximadamente 5 quilómetros da Comporta. Inserido na Reserva Natural do Estuário do Sado, o melhor será ir de carro até lá. Tanto de Tróia como de Alcácer do Sal, é só seguir em direcção à Carrasqueira. Depois, há indicações para o Cais Palafítico.

Alojamento

Visitei o Cais Palatífico da Carrasqueira numa viagem em que regressei a casa no mesmo dia. No entanto, se estás de passagem, um bom lugar para dormir será em Alcácer do Sal, uma vez que existem algumas opções de alojamento (mais do que na Comporta).

Alojamento em Alcácer do Sal

Cais Palafítico da Carrasqueria, uma herança cultural em forma de estacas

Este artigo pode conter links afiliados.

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *