Córdoba Espanha Mundo Indefinido

Um passeio diferente por Córdoba, a convite da Andalucia Travel Bloggers

Início » Europa » Espanha » Córdoba » Um passeio diferente por Córdoba, a convite da Andalucia Travel Bloggers

Após uma curta passagem por Sevilha, tinha chegado a Córdoba. Estava ali para o 4º aniversário da Andalucia Travel Bloggers, uma associação de bloggers de viagem ao estilo da portuguesa ABVP, da qual eu faço parte.

O convite tinha chegado exactamente por contacto dos nossos vizinhos com a Associação de Bloggers de Viagens Portugueses. O objectivo? Para além da celebração do aniversário, era dar a conhecer Córdoba de uma perspectiva diferente do habitual.

Nunca tinha estado naquela cidade espanhola, que fora tão importante no Império Romano, tal como um grande centro islâmico durante a Idade Média. Assim, pareceu-me a oportunidade perfeita para descobrir mais um pouco de Espanha, país que tendo a negligenciar quando procuro os meus próximos destinos.

O programa proposto era arrojado. Em particular para quem, como eu, gosta de explorar os locais ao seu ritmo. No total, eram 38 bloggers de várias zonas de Espanha, e eu era a única portuguesa.

Compreender os nuestros hermanos não era complicado, e falar revelou-se mais tranquilo do que tinha imaginado. No meu melhor portunhol, comuniquei facilmente com o meus companheiros, durante todo o fim-de-semana em que estivemos juntos.

Ainda irei escrever um pouco mais sobre esta cidade impressionante, mas para já queria partilhar o programa que a Andalucia Travel Bloggers preparou para os seus convidados. Se incluíres alguns locais na tua visita a Córboda, de certeza que não te vais arrepender. Vamos a isso?

Andalucia Travel Bloggers Grupo

Aprender sobre reciclagem no Centro Sadeco

O primeiro ponto do nosso programa era uma visita à Planta de Reciclaje SADECO. Ali, faz-se a reciclagem de plástico e matéria orgânica para compostagem. Sem dúvida que é uma visita diferente, mas foi interessante conhecer um pouco mais sobre este processo. Em Portugal, já tinha visitado a ETAR de Chelas, no âmbito de um programa Ciência Viva no Verão, e gostei muito de toda a experiência.

A principal mensagem de toda a visita é que devemos fazer a separação em casa, para não haver contaminação de materiais. Essa contaminação pode mesmo inviabilizar a reciclagem dos diferentes resíduos. Recomendo muito a leitura sobre como funciona a triagem do plástico, assim como sobre alguns dos mitos mais associados a este processo. O método utilizado na SADECO é muito semelhante ao dos centros de triagem e reciclagem portugueses.

Centro de Reciclagem Sadeco 01 Córdoba Espanha Mundo Indefinido
Centro de Reciclagem Sadeco 02 Córdoba Espanha Mundo Indefinido

Relaxar com os banhos árabes, no Hammam Al-Andalus

Ao bater da meia-noite, estávamos a entrar no Hammam Al-Andalus, uma excelente representação dos hamman tradicionais. Estas termas, utilizadas por árabes, turcos e outros povos islâmicos, surgiram como forma de higiene e cuidados de saúde. No entanto, também eram vistos como espaços de convívio.

O local tem várias piscinas, a diferentes temperaturas, tal como as termas Gellért, em Budapeste. No entanto, o Hammam Al-Andalus é muito mais pequeno e intimista, e todo o ambiente remete-nos para uma casa árabe.

Para além dos banhos, provámos ainda um chá absolutamente delicioso (confesso ter bebido mais de 5 copinhos), e cada um de nós teve direito a uma massagem.

Hammam Al-Andalus entrada Córdoba Espanha Mundo Indefinido
Hammam Al-Andalus pormenores 01 Córdoba Espanha Mundo Indefinido
Hammam Al-Andalus pormenores 02 Córdoba Espanha Mundo Indefinido

Explorar a maravilhosa Medina de Azahara

A Medina de Azahara, classificada como Património Mundial pela UNESCO em 2018 foi, ao mesmo tempo, um dos pontos altos e um dos pontos baixos desta viagem.

A visita começou com um vídeo sobre a história da antiga cidade, mandada construir pelo califa Abd ar-Raḥmān III. Depois, fomos acompanhados pelo guia Luis Larrea, que nos levou pelo museu e pelo conjunto arqueológico. O espaço ao ar livre é impressionante, em particular o salão rico, cujos arcos estão em muito bom estado.

Talvez por ser um grupo tão grande, e por termos horários a cumprir, não estivemos na Medina o tempo que eu gostaria. Muito ainda ficou por ver. Espero regressar, para ver este espaço com mais calma, e explorar cada um dos seus recantos.

Medina de Azahara complexo Córdoba Espanha Mundo Indefinido
Medina de Azahara arcos Córdoba Espanha Mundo Indefinido

Rota Teatralizada pelo Bairro Judeu

Por fim, percorremos as ruas do bairro judeu, na companhia de guias e animadores da Eventour. Na sua rota teatralizada das quatro culturas, fomos visitados pela Deusa Vénus; uma vendedora árabe; e a Rainha Isabel, a Católica. Estas personagens, que apareciam ao longo do caminho, foram explicando uma grande parte da história da cidade de Córdoba.

Rota Teatralizada pelo Bairro Judeu Córdoba Espanha Mundo Indefinido

Córdoba é uma cidade com uma história extremamente rica, e é muito mais do que a sua conhecida Mesquita-Catedral. Eu fiquei com vontade de regressar, e percorrer ainda mais as suas ruas, deambulando sem destino certo.

No próximo artigo sobre Córdoba, conto-te tudo sobre a gastronomia da Andaluzia.
Não vais querer perder!

Guia prático

Como chegar

Comecei a pesquisar transportes para Córdoba já um pouco perto da data da viagem. Assim, os autocarros directos entre Lisboa-Oriente a estação de Córdoba já não estavam disponíveis. Acabei por decidir viajar no autocarro nocturno para Sevilha, na qual chegaria de manhã, e passear um pouco pela cidade. Depois, fui de comboio até Córdoba. No regresso, consegui um lugar no autocarro que liga Córdoba a Lisboa-Oriente.

A viagem de autocarro faz-se muito tranquilamente, e em 6h30 estamos no destino. Pensava que não o ia conseguir, mas acabei mesmo por adormecer no autocarro. Ter levado uma máscara tapa-olhos sem dúvida que ajudou.

Alojamento

A Andalucia Travel Bloggers tinha feito contactos com diferentes alojamentos na cidade, que ofereceram os seus espaços, e distribuiu os convidados por cada um deles. Eu fiquei alojada no Option Be, um hostel muito bem localizado. Partilhei um quarto com outras 3 pessoas, que também iam participar no aniversário da Andalucia Travel Bloggers.

O hostel encontra-se perto da famosa Mesquita-Catedral de Córdoba, tem pequeno-almoço incluído, e os funcionários são extremamente simpáticos. No entanto, existem mais opções na cidade. De certeza que vais encontrar uma que te agrade.

Alojamento em Córdoba

Um passeio diferente por Córdoba

Este artigo pode conter links afiliados.

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *