Dino Parque Lourinhã Portugal Mundo Indefinido

Dino Parque da Lourinhã: um regresso ao tempo dos dinossauros

Início » Europa » Dino Parque da Lourinhã: um regresso ao tempo dos dinossauros

Apesar de nunca ter sido daquelas crianças que sabem os nomes de todos os dinossauros, sempre gostei deles. Há algo de fascinante num grupo de animais que dominou a Terra há tantos milhões de anos, e que se extinguiu em massa.

Caminhar no meio de Tiranossauros, Triceratops, Braquiossauros, ou do português Lourinhanosaurus, era uma experiência que não iria querer perder. Assim, facilmente decidi que queria visitar o Dino Parque da Lourinhã.

Dino Parque da Lourinhã 01 Portugal Mundo Indefinido
Dino Parque da Lourinhã 02 Portugal Mundo Indefinido
Dino Parque da Lourinhã 03 Portugal Mundo Indefinido

Logo depois de passarmos pela bilheteira, somos presenteados com uma colecção dos dinossauros encontrados na Lourinhã. Aqui, podemos observar esqueletos de dinossauro, assim como ossos e diversos fósseis.

No entanto, o que mais me fascinou no espaço museológico foi conseguir ver um verdadeiro paleontólogo em acção! O laboratório onde se encontrava era visível por todos os visitantes, apesar de protegido por um vidro.

Após acompanhar, durante alguns minutos, o trabalho minucioso do paleontólogo, era altura de explorar os circuitos exteriores. Munidos de um mapa, estávamos prontos para estar frente-a-frente com 180 modelos de dinossauros em tamanho real.

Dino Parque da Lourinhã 04 Portugal Mundo Indefinido
Dino Parque da Lourinhã 05 Portugal Mundo Indefinido
Dino Parque da Lourinhã 06 Portugal Mundo Indefinido

Os dinossauros estão espalhados por quatro circuitos, representando os diferentes períodos da história da Terra: Paleozóico, Triásico, Jurássico, e Cretácico. Há ainda um percurso mais recente, dedicado unicamente a monstros marinhos, com os animais que dominavam os lagos e mares.

Os modelos são extremamente reais, repletos de pormenores. Para além dos dinossauros de maior dimensão, facilmente observáveis a alguma distância, existem vários que se encontram por entre as árvores. É preciso um olhar mais atento para não deixar escapar nenhum.

Dino Parque da Lourinhã 07 Portugal Mundo Indefinido
Dino Parque da Lourinhã 08 Portugal Mundo Indefinido
Dino Parque da Lourinhã 09 Portugal Mundo Indefinido

Durante praticamente duas horas, andei entretida a observar os dinossauros. Cada um era mais impressionante que o anterior! Só conseguia imaginar como deveria ser partilhar a Terra com estes animais… A decisão de ir conhecer o Dino Parque tinha sido acertada.

No final, ainda fomos espreitar o Pavilhão das Actividades, onde crianças (e alguns adultos) vestiam o papel de paleontólogos. As tarefas eram variadas, mas a que mais me atraiu foi a simulação da limpeza de um fóssil. Como tinha um custo adicional, acabei por não experimentar. Numa próxima visita, talvez!

Guia prático

Como chegar

A melhor forma de se chegar ao Dino Parque é de carro. Encontra-se a 5 minutos do centro da Lourinhã, e a aproximadamente 45 minutos de Lisboa. A maneira mais rápida será seguir pela A8 e seguir na saída para a Lourinhã. Depois, será necessário percorrer a N247, e depois a N247-1, na qual haverá indicações para o Dino Parque.

Há um restaurante no local, e é possível levar cães, desde que tenham trela. A visita, se feita calmamente, pode demorar perto de duas horas. Com crianças, é natural que se demore mais tempo pelo parque.

Informação útil

★ Site: Dino Parque
★ Horário: Todos os dias das 10h00 às 17h00 (18h em Março, Abril e Maio, e até às 19h em Junho, Junho e Agosto) || horários detalhados
★ Preço: 13€ jovens e adultos; 9,9€ crianças entre os 4 e os 12 anos; gratuito crianças até aos 3 anos || preços detalhados || os bilhetes podes ser comprados na bilheteira ou online (com desconto)
★ Morada: Rua Vale dos Dinossauros 25, 2530-059 Lourinhã

Nota: Horários e preços à data de publicação deste artigo.

Alojamento

Embora haja alojamento junto ao Dino Parque, um excelente local para passar a noite seria no litoral, perto da Praia da Areia Branca. Para quem procura a privacidade de um apartamento, tanto o Sea Beach and Horizon Views como o Sol e Ondas são uma boa opção. Para espaços mais económicas, há ainda o Lemon Tree Hostel, assim como a Native Surfhouse. De resto, é só questão de explorar. De certeza que encontrarás uma opção que te agrade.

Alojamento na Lourinhã

Dino Parque da Lourinhã - um regresso ao tempo dos dinossauros

Este artigo pode conter links afiliados.

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *