Nos arredores de Dresden, existe uma fortaleza que nos transporta para um mundo mágico: a Festung Königstein, ou Fortaleza de Königstein. A região onde se encontra chama-se Sachsische Schweiz (Suíça Saxónica), mas fica na Alemanha.
Quando apanhámos o comboio em Dresden para irmos até à fortaleza, eu não sabia muito bem o que esperar. Não ia com grandes expectativas, porque não tinha lido nem visto muita coisa sobre este espaço. Na verdade, até penso que foi melhor assim.
O dia estava frio e, apesar não haver neve, o chão encontrava-se coberto de gelo. Saímos do comboio na estação Königstein e fizemo-nos à estrada. Decidimos que o resto do percurso até à fortaleza ia ser feito a pé. Bem dito, bem feito: lá percorremos os cerca de 2 quilómetros, sempre a subir, com atenção redobrada para não escorregarmos no gelo. Lá em cima, um regalo para os olhos.
O que estava à minha frente como fortaleza, nem sempre o foi. A verdade é que o complexo foi construído em 1233 enquanto castelo e lugar de refúgio para os governantes da Saxónia. Em 1516, o castelo foi convertido em mosteiro, mas esta nova função não durou muito tempo. Menos de 80 anos depois, o mosteiro que foi castelo transformou-se novamente, desta vez em fortaleza.
Acontece que as suas metamorfoses ainda não tinham terminado. Durante mais de três séculos – desde o século XVI até meados do século XX -, a fortaleza abrigou também a prisão da Saxónia, uma das mais temidas prisões do estado. Finalmente, em 1955, o espaço foi aberto ao público como um museu, função que exerce até hoje.
Ainda bem que assim o é, e que agora podemos visitar este bonito complexo, com mais 50 edifícios. Se não fosse, não teríamos acesso a uma das mais bonitas paisagens que já vi. Lá do alto, tive uma visão magnífica: árvores forradas de branco, outras com tons de outono, pequenas casas lá ao fundo, e o rio Elba a cintilar. As paisagens de inverno dão-me sempre uma sensação de conforto.
Guia prático
Como chegar
Eu fui para a fortaleza de comboio, vinda de Dresden. Na estação central, é só apanhar o comboio S-Bahn S1 com destino a Schöna e sair na estação Königstein. Daqui, é possível fazer o percurso a pé (como eu fiz) ou de autocarro (Fortress Express).
Informação útil
★ Site: The Fortress Königstein
★ Horário: Todos os dias das 9h00 às 17h00 de Novembro a Março, às 18h00 no resto do ano
★ Preço: 8€ de Novembro a Março, 10€ no resto do ano || preços detalhados
★ Morada: Festung Königstein, 01824 Königstein
Horários e preços à data de publicação deste artigo.
Alojamento
Dresden é a capital da Saxónia, e um excelente ponto de partida para se visitar a região. Assim, mesmo para se visitar a Fortaleza de Königstein, aconselho a que se fique em Dresden. O Hilton Dresden é capaz de ser o alojamento que está melhor localizado para quem procura uma visita mais cultural, mas não é para todas as carteiras. Para quem quer um ambiente mais alternativo e com uma vida nocturna agitada, a melhor zona para ficar é Neustadt. Esta zona tem alguns hostels baratos, como o Hostel Lollis Homestay Dresden. Mas há muito mais opções, é só questão de se procurar.
Pesquisar alojamento em Dresden
Que lugar bonito! A paisagem é lindíssima, adoro ver as árvores e a estrada com a camada de gelo. Eu continuo sem conhecer a Alemanha (tal como tantos outros países na Europa, diga-se), mas agora ando mesmo numa de ir para mais longe e deixar o que está pertinho para mais tarde. Porém admito que não me importava nada de fazer como fizeste no final do ano passado e aproveitar uns fim-de-semana maiores para conhecer alguns sítios da Europa. Este ano já não vamos ter tantos feriados colados a fim-de-semana mas pode ser que consiga improvisar qualquer coisa, haha!
Também adoro as árvores assim! Acho que ficam tão especiais com essa camada de gelo… Os tons de branco ficam mesmo maravilhosos.
Eu compreendo muito bem essa ideia de ir para mais longe agora e deixar o mais perto para quando não tiver tanta energia. Mas ultimamente por acaso tenho aproveitado esses pequenos bocadinhos para ir conhecendo mais do velho continente (como foi o caso dos fins-de-semana maiores o ano passado). Todas as oportunidades são de aproveitar, não é? 2017 foi excelente para isso, mas de certeza que 2018 também trará boas viagens – tanto para mim como para ti 😉