Nos arredores de Dresden: a Festung Königstein

Início » Europa » Alemanha » Nos arredores de Dresden: a Festung Königstein

Nos arredores de Dresden, existe uma fortaleza que nos transporta para um mundo mágico: a Festung Königstein, ou Fortaleza de Königstein. A região onde se encontra chama-se Sachsische Schweiz (Suíça Saxónica), mas fica na Alemanha.

Quando apanhámos o comboio em Dresden para irmos até à fortaleza, eu não sabia muito bem o que esperar. Não ia com grandes expectativas, porque não tinha lido nem visto muita coisa sobre este espaço. Na verdade, até penso que foi melhor assim.

O dia estava frio e, apesar não haver neve, o chão encontrava-se coberto de gelo. Saímos do comboio na estação Königstein e fizemo-nos à estrada. Decidimos que o resto do percurso até à fortaleza ia ser feito a pé. Bem dito, bem feito: lá percorremos os cerca de 2 quilómetros, sempre a subir, com atenção redobrada para não escorregarmos no gelo. Lá em cima, um regalo para os olhos.

O que estava à minha frente como fortaleza, nem sempre o foi. A verdade é que o complexo foi construído em 1233 enquanto castelo e lugar de refúgio para os governantes da Saxónia. Em 1516, o castelo foi convertido em mosteiro, mas esta nova função não durou muito tempo. Menos de 80 anos depois, o mosteiro que foi castelo transformou-se novamente, desta vez em fortaleza.

Acontece que as suas metamorfoses ainda não tinham terminado. Durante mais de três séculos – desde o século XVI até meados do século XX -, a fortaleza abrigou também a prisão da Saxónia, uma das mais temidas prisões do estado. Finalmente, em 1955, o espaço foi aberto ao público como um museu, função que exerce até hoje.

Ainda bem que assim o é, e que agora podemos visitar este bonito complexo, com mais 50 edifícios. Se não fosse, não teríamos acesso a uma das mais bonitas paisagens que já vi. Lá do alto, tive uma visão magnífica: árvores forradas de branco, outras com tons de outono, pequenas casas lá ao fundo, e o rio Elba a cintilar. As paisagens de inverno dão-me sempre uma sensação de conforto.

Guia prático

Como chegar

Eu fui para a fortaleza de comboio, vinda de Dresden. Na estação central, é só apanhar o comboio S-Bahn S1 com destino a Schöna e sair na estação Königstein. Daqui, é possível fazer o percurso a pé (como eu fiz) ou de autocarro (Fortress Express).

Informação útil

Site: The Fortress Königstein
Horário: Todos os dias das 9h00 às 17h00 de Novembro a Março, às 18h00 no resto do ano
Preço: 8€ de Novembro a Março, 10€ no resto do ano || preços detalhados
Morada: Festung Königstein, 01824 Königstein

Horários e preços à data de publicação deste artigo.

Alojamento

Dresden é a capital da Saxónia, e um excelente ponto de partida para se visitar a região. Assim, mesmo para se visitar a Fortaleza de Königstein, aconselho a que se fique em Dresden. O Hilton Dresden é capaz de ser o alojamento que está melhor localizado para quem procura uma visita mais cultural, mas não é para todas as carteiras. Para quem quer um ambiente mais alternativo e com uma vida nocturna agitada, a melhor zona para ficar é Neustadt. Esta zona tem alguns hostels baratos, como o Hostel Lollis Homestay Dresden. Mas há muito mais opções, é só questão de se procurar.

Pesquisar alojamento em Dresden

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 comentários