As casas da família Dunsmuir: Craigdarroch e Hatley

Início » América do Norte » Canadá » As casas da família Dunsmuir: Craigdarroch e Hatley

A história leva-nos ao ano de 1851, quando Robert Dunsmuir deixava o seu lar, a Escócia, para se aventurar por terras canadianas. Na altura, os territórios canadianos ainda eram colónias do Reino Unido, embora por pouco tempo. Dunsmuir iria trabalhar na exploração de minas de carvão, na costa nordeste da Vancouver Island, na actual província da British Columbia. A sua mulher Joan acompanhou-o nesta mudança de continente.

O mercado do carvão deixou Dunsmuir um homem rico, e um dos mais influentes da British Columbia. Essa riqueza e estatuto reflectiu-se, naturalmente, nas duas propriedades da família. As casas (ou castelos, como são conhecidas) situam-se em Victoria, na Vancouver Island, e são visitáveis.  Embora diferentes, cada uma delas tem uma história incrível.

Craigdarroch Castle

O Castelo de Craigdarroch é, na verdade, uma mansão de 4 andares com uns espantosos 39 quartos. Robert Dunsmuir queria uma residência de família que demonstrasse a sua influência e poder. No entanto, a construção da propriedade demorou mais do que o previsto… Dunsmuir acabou por morrer antes de ver o seu querido castelo terminado.

Na verdade, não foi o único. Warren Williams, o arquitecto inicial, também morreu antes de ter terminado a obra. A construção acabou por ficar a cargo do seu sócio, Arthur L. Smith, que a terminou em 1890.

A casa-castelo, que hoje temos o privilégio de visitar, é um exemplo maravilhoso do estilo arquitectural vitoriano. O seu interior possui vitrais requintados, magníficos trabalhos em madeira e variado mobiliário da época. E qual cereja no topo do bolo, temos uma bonita vista da cidade de Victoria ao subir ao último andar.

★ Site: Craigdarroch Castle
★ Horário: Todos os dias das 10h00 às 16h30. De 15 de Junho a 6 de Setembro das 9h00 às 19h00
★ Preço: $14.25 adultos; $13.25 seniores; $9.25 estudantes; $5.00 crianças || preços detalhados
★ Como chegar: Do centro de Victoria, é só apanhar os autocarros 11, 14, 15 em direcção a UVic (saída em Eastbound Fort at Fernwood) ou os autocarros 2, 27 ou 28 (saída em Eastbound Johnson at Fernwood). Depois, é só ir a pé. Há placas a indicar o caminho.
★ Morada:1050 Joan Crescent, Victoria, British Columbia, Canada

Hatley Castle

O Castelo Hatley foi mandado construir por James Dunsmuir, um dos 9 filhos de Robert e Joan Dunsmuir. James queria algo ainda mais opulento do que o Castelo de Craigdarroch, construído pelo seu pai. Inspirando-se nos castelos medievais europeus, James decidiu que a sua residência seria em estilo Tudor, com três extraordinários jardins.

James nunca esqueceu o que aconteceu ao seu pai. Mandar construir uma casa-castelo e não viver tempo suficiente para a ver terminada era algo que queria evitar. Dinheiro não era problema, pelo que a construção de Hatley aconteceu em tempo recorde. Em apenas 18 meses, a mansão e os jardins circundantes ganharam vida.

Actualmente, o Hatley Castle é o centro administrativo da Royal Roads University, antiga Royal Roads Military College. Qualquer pessoa pode visitar o espaço, com visita guiada. Os jardins são visitáveis sem guia.

Talvez esta mansão te pareça familiar. É natural, uma vez que foi cenário de vários filmes e séries de televisão. É a casa de Lex Luthor, na série Smallville, assim como a residência da família Queen, na série Arrow. No cinema, apareceu em filmes como X-Men. Ao vivo, é ainda mais bonita do que na televisão ou cinema.

★ Site: Hatley Park | Hatley Castle & Gardens
★ Horário: Todos os dias das 8h30 às 16h30
★ Preço: $18.50 adultos; $16.00 seniores; $10.90 estudantes; preços detalhados
★ Como chegar: Do centro de Victoria, é só apanhar o autocarro 50 em direcção a Langford (saída em Colwood Exchange Bay F). Aqui há duas opções: ou se vai a pé 20 minutos, ou se apanha o 52 em direcção a Western Speedway via Millstream (saída Eastbound W Campus at Serpentine).
★ Morada: 2005 Sooke Road, Victoria, British Columbia, Canada

Guia prático

Mapa com as casas-castelo

Alojamento

Como a minha estadia em Victoria foi por motivos profissionais, fiquei numa casa partilhada e nunca fiquei num hotel. Assim, não posso dar sugestões de alojamento, apenas da zona: o melhor sítio para ficar é na Downtown ou perto da British Columbia Legislature, porque é onde tudo acontece. No entanto, como é uma cidade relativamente pequena, ficar um pouco mais longe do centro não tem muitas desvantagens, porque toda a área é facilmente percorrida a pé.

Pesquisar alojamento em Victoria

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 comentários