Sighișoara Roménia Mundo Indefinido

A encantadora cidade romena de Sighișoara

Início » Europa » Roménia » Sighișoara » A encantadora cidade romena de Sighișoara

A fachada da casa amarela apresentava uma placa informando que, ali, teria vivido Vlad Dracul entre 1431 e 1435. Vlad foi um príncipe da Valáquia, conhecido particularmente pela forma como torturava os seus inimigos. Foi nele que Bram Stoker se terá inspirado para criar a personagem Conde Drácula.

Encontrava-me na cidade medieval de Sighișoara, na mítica região da Transilvânia.

Sighișoara Roménia 01 Mundo Indefinido
Sighișoara Roménia 02 Mundo Indefinido
Sighișoara Roménia 03 Mundo Indefinido

A nossa passagem pela cidade, classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1999, não foi exactamente planeada. Vínhamos de Cluj-Napoca, com destino a Sibiu, e decidimos fazer uma pequena paragem em Sighișoara.

Após estacionarmos o carro, rapidamente subimos até à cidadela, e a surpresa foi imediata. Com um centro histórico muito bem cuidado, Sighișoara mantém características medievais nos seus edifícios. Cheia de cor e vida, esta cidade é muito agradável para um passeio sem pressas.

Sighișoara Roménia 04 Mundo Indefinido
Sighișoara Roménia 05 Mundo Indefinido
Sighișoara Roménia 06 Mundo Indefinido

Apesar de turística, em particular devido à casa de Vlad Dracul e à Torre do Relógio (Turnul cu Ceas), Sighișoara é uma cidade para se estar. Muito mais do que ver as (supostas) atracções, adorei percorrer as suas ruas coloridas, com telhados toscos e portadas de madeira.

A cidadela medieval, construída no topo de uma colina, oferece uma vista privilegiada para o vale do rio Târnava Mare. Ainda é habitada, o que significa que não é apenas um local turístico. Tem gente, tem vida, tem alma.

Sighișoara Roménia 07 Mundo Indefinido
Sighișoara Roménia 08 Mundo Indefinido
Sighișoara Roménia 09 Mundo Indefinido

Sighișoara é simplesmente encantadora. É o local perfeito para nos perdermos pelas ruas, e descobrirmos pequenos recantos. Cada rua é uma surpresa, e guarda um segredo por desvendar. Aceitas o desafio?

Guia prático

Como chegar

Eu cheguei a Sighișoara de carro, vinda de Cluj-Napoca. Explorar a Roménia de carro é, aliás, uma opção que aconselho vivamente! De qualquer das formas, existem comboios a partir de Sibiu, Brașov e, claro, Bucareste. Há ainda autocarros dessas cidades, assim como de Cluj-Napoca.

Alojamento

Fui a Sighișoara de passagem entre Cluj-Napoca e Sibiu, cidades onde pernoitei. Em Cluj-Napoca fiquei no Youthink Hostel, e em Sibiu dormi no Smart Hostel. No entanto, se pretendes ficar a dormir em Sighișoara, há muitas opções de alojamento para escolher! Aconselho a que escolhas um alojamento o mais perto possível da cidadela, ou até mesmo lá dentro! O ambiente da cidadela é fantástico e a experiência de ficar lá a dormir deve ser extraordinária.

Alojamento em Sighișoara

A encantadora cidade romena de Sighișoara

Este artigo pode conter links afiliados.

Planeia a tua viagem (com ferramentas que eu própria uso)

Ao utilizares os links abaixo, não pagas mais por isso, e eu recebo uma pequena comissão. Não é muito, mas é um importante apoio, que me permite continuar a inspirar-te e a partilhar as minhas dicas de viagem.

Para reservas de alojamento, utilizo o Booking.com.

Para aluguer de carros, utilizo a Rentalcars.

Para seguro de viagem, utilizo a World Nomads.

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 comentários