Gruta de lava Vatnshellir Islândia Mundo Indefinido

Viagem ao centro da terra na gruta de lava Vatnshellir

Início » Europa » Islândia » Viagem ao centro da terra na gruta de lava Vatnshellir

Depois visitar as grutas de gelo do glaciar Vatnajökull, a Islândia teria mais uma surpresa para mim: a gruta de lava Vatnshellir. Situada no Parque Nacional Snæfellsjökull, esta é uma das grutas de lava mais acessíveis do país.

A gruta só pode ser visitar com guia e, ao marcar esta visita, confesso que não sabia exactamente o que esperar. Na Polónia, tinha ficado impressionada com as minas de sal de Wieliczka onde, durante 3 horas, estive debaixo de terra rodeada por sal. No entanto, aqui seria diferente. Em vez de sal, seria lava à minha volta.

Algumas perguntas persistiam na minha mente: como é que a gruta tinha sido formada? Como se acederia à gruta? Que segredos esconderia? Foi isso que fui descobrir.

Gruta de lava Vatnshellir Islândia Mundo Indefinido 02
Gruta de lava Vatnshellir Islândia Mundo Indefinido 03

A formação da gruta

A gruta de lava Vatnshellir foi formada durante uma erupção vulcânica na cratera Purkhólar, há 8000 anos. Quando a lava da superfície entrou em contacto com o ar mais frio, transformou-se numa camada de rocha sólida. No entanto, a lava por baixo continuou a fluir, o que, quando a erupção parou, deixou para trás uma gruta incrível.

Os corredores de lava têm cerca de 200 metros de comprimento e vão até 35 metros de profundidade. A temperatura dentro da gruta mantém-se constante ao longo do ano, mas é um local fresco. Assim, convém levar roupa quente (incluindo luvas).

Gruta de lava Vatnshellir Islândia Mundo Indefinido 04
Gruta de lava Vatnshellir Islândia Mundo Indefinido 05

Descendo até ao centro da terra

Munidos com capacetes e lanternas, estávamos prontos para ir descobrir as profundezas da Islândia. Seguimos o guia por umas escadas em espiral, que nos daria acesso a este mundo subterrâneo.

Durante cerca de 50 minutos, percorremos corredores de lava absolutamente impressionantes. Existem diferentes formações rochosas que podemos encontrar, havendo paredes com cores vivas de vermelho, laranja, e outros tons semelhantes.

No fundo da gruta, fizemos uma pequena pausa onde o guia nos disse para desligarmos as lanternas. Ali, tivemos um momento de escuridão total. Hoje em dia, é difícil estarmos num espaço que seja totalmente escuro. Ter oportunidade de o fazer naquela gruta é uma experiência fantástica.

A gruta também é conhecida pela sua acústica única, pelo que é um local popular para se fazerem concertos e apresentações artísticas. É, sem dúvida, um lugar especial.

Gruta de lava Vatnshellir Islândia Mundo Indefinido 06

Guia prático

Como chegar

A maneira mais prática de percorrer a Islândia é através de um carro (ou outro veículo) alugado. Foi assim que chegámos até ao Parque Nacional Snæfellsjökull, seguindo sempre a Ring Road (a estrada que circula a Islândia).

A estrada está muito bem sinalizada e em boas condições. Tem apenas em atenção as condições climatéricas e de estrada, especialmente se viajares durante o inverno.

Existe um parque de estacionamento junto à gruta de lava Vatnshellir.

Informação útil

Site para marcação da visita: Guide to Iceland
Preço da visita: ~31€ (preços detalhados)
Morada do ponto de encontro: Road 574 Snæfellsjökull National Park, 356 Snæfellsbær, Islândia

Nota: Horários e preços à data de publicação deste artigo.

Alojamento

Como éramos um grupo de 6, decidimos ficar alojados em apartamentos em praticamente todos os locais da Islândia por onde passámos. Na noite antes de visitar a gruta de lava Vatnshellir, ficámos alojados numa casa em Grundarfjörður. No entanto, depois de visitar a gruta, continuámos até Borgarnes, onde fomos dormir numa casa de campo amorosa.

Se viajares com menos pessoas, de certeza que também vais encontrar boas opções de hotéis ou pousadas na região de Vesturland. É só questão de procurar.

Alojamento em Vesturland

Este artigo pode conter links afiliados.

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *