Os incríveis Guerreiros de Terracota de Xi’an, na China

Início » Ásia » China » Os incríveis Guerreiros de Terracota de Xi’an, na China

Guerreiros de Terracota. Exército de Terracota. Guerreiros de Xi’an. Exército do Imperador Qin. Por muitos nomes que tenham, foram construídos com um propósito apenas: ser um exército para a vida depois da morte. E foi maioritariamente por causa deles que eu inclui Xi’an no meu roteiro do transiberiano.

Entre mim e eles, distava apenas uma viagem de autocarro. Estive todo o percurso num estado de excitação característico das crianças pequenas.  Olhava lá para fora a procurar indicações, a tentar ver Terracota Army nas placas por onde passávamos. Queria garantir que o condutor do autocarro seguia o caminho certo. Como se ele não o fizesse todos os dias, e eu não fosse uma portuguesa que estava na China pela primeiríssima vez…

Uma hora depois, o autocarro parou. Tínhamos chegado. Afinal, o condutor sabia o que estava a fazer. Seguimos para as bilheteiras, comprámos os bilhetes. Era mesmo verdade, ia ver o exército de terracota de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China unificada. As esculturas datam aproximadamente do final do século III a.C. e foram enterradas junto ao mausoléu do imperador. Para o proteger, claro. Um incrível conjunto com cerca de 8 mil soldados, arqueiros e cavalos, para guardar o túmulo.

Guerreiros de Terracota Xian China Mundo Indefinido

Quão impressionante é saber que vamos ver algo com mais de 2200 anos? Ainda para mais quando a sua descoberta foi totalmente acidental! Em Março de 1974, agricultores locais tentavam encontrar água para irrigação, e encontraram algumas cabeças e partes do corpo dos guerreiros de terracota. Originalmente eram coloridos, mas o contacto com a luz fez a cor desaparecer. Hoje, as escavações arqueológicas ainda estão em curso e grande parte do exército encontra-se debaixo de terra.

No total, o que podemos ver são 3 trincheiras. Começámos da mais pequena para a maior, e a ordem não podia ter sido melhor escolhida. Na trincheira 3, encontra-se o centro de comando do exército, com 70 oficiais de alta patente. É a mais pequena de todas, mas não deixa de ser incrível. Na trincheira 2, de tamanho médio, há algum espaço que ainda se encontra em escavação. Aqui, temos a cavalaria e os soldados. Na trincheira 1, a maior e mais impressionante, fica a infantaria. Cerca de 6 mil guerreiros estão em formação de batalha, prontos a defender o imperador a qualquer instante.

Todos os guerreiros são figuras únicas, com feições e detalhes diferentes uns dos outros. Tudo é altamente trabalhado, desde as roupas às armaduras, passando pelos cintos e penteados. Não há nenhum igual ao outro. Nem um. O que faz com que este conjunto seja ainda mais extraordinário. Absolutamente extraordinário.

Guia prático

Como chegar

De forma independente, é muito fácil chegar aos Guerreiros de Terracota de Xi’an. Em frente à estação de comboio de Xi’an, bem junto à muralha da cidade, encontra-se um terminal de autocarros. É só entrar no 306, pagar o bilhete, e seguir viagem até à última paragem. Não há como enganar.

Dicas

★ Junto à bilheteira há diversos guias que oferecem os seus serviços. O serviço é pago. Não sei quanto é nem se fazem um bom trabalho, mas se não queremos, temos de ser assertivos.
★ Desde a bilheteira até ao lugar das trincheiras, ainda se anda um pouco. Há um serviço de cadeira de rodas, para quem tenha mobilidade reduzida.

Informação útil

Site: Qin Shi Huang Mausoleum Museum
Horário: Todos os dias das 8h30 às 18h00
Preço: 150 元 || preços detalhados (apenas em chinês, eu usei um tradutor virtual para perceber os pontos principais)
Morada: 秦始皇帝陵博物院, 临潼区, 西安 (Qin Shi Huang Mausoleum Museum, Lintong, Xi’an)

Nota: para uma conversão actualizada de yuan para euros, vê o site xe.com.
Horários e preços à data de publicação deste artigo.

Alojamento

Em Xi’an fiquei alojada no Xi’an Travelling with Hotel, que na altura estava na transição entre hostel e hotel. Ainda não percebi muito bem se queriam ser hostel, se queriam ser hotel ou algo entre os dois. No entanto, o espaço é muito agradável, os quartos são bons e está mesmo ao pé de uma estação de metro. Mas Xi’an oferece muito mais opções de alojamento, é só procurar.

Pesquisar alojamento em Xi’an

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

9 comentários