Hverir Islândia Mundo Indefinido

A paisagem fumegante de Námaskarð (Hverir), no norte da Islândia

Início » Europa » Islândia » A paisagem fumegante de Námaskarð (Hverir), no norte da Islândia

No sopé da montanha vulcânica Námafjall encontramos Námaskarð, uma das zonas geotérmicas mais activas da Islândia. Com uma grande extensão de fontes termais chamadas Hverir, este é um lugar verdadeiramente impressionante.

Ao longo de vários quilómetros temos uma paisagem avermelhada, com várias fumarolas, poças de água a ferver, e piscinas de lama. Aqui, um intenso cheiro a enxofre faz-me sentir, e grande colunas de vapor chamam a nossa atenção. Em séculos passados, o enxofre era extraído na Islândia para produzir pólvora.

Námaskarð não tem vegetação. A constante emissão de vapores tornou o solo completamente estéril e ácido, impróprio para sustentar qualquer tipo de flora ou fauna. Na verdade, os vapores também podem ser prejudiciais aos seres humanos, mas algumas horas aqui não trarão problemas.

Deixo-te algumas fotografias desta paisagem fumegante, que não deixa ninguém indiferente.

Hverir 1 Islândia Mundo Indefinido
Hverir 2 Islândia Mundo Indefinido
Hverir 3 Islândia Mundo Indefinido
Hverir 4 Islândia Mundo Indefinido
Hverir 5 Islândia Mundo Indefinido
Hverir 6 Islândia Mundo Indefinido

Guia prático

Como chegar

A maneira mais prática de percorrer a Islândia é através de carro (ou outro veículo) alugado. Foi assim que chegámos até Námaskarð, seguindo sempre a Ring Road (a estrada que circula a Islândia).

A estrada está muito bem sinalizada e em boas condições. Tem apenas em atenção as condições climatéricas, especialmente se viajares durante o inverno.

Visitar Hverir é gratuito, mas o parque de estacionamento custa 1200 ISK. É necessário saber a matrícula do veículo porque, ao entrar, é tirada uma fotografia à matrícula, que depois temos de escolher na máquina de pagamento.

Ao andar por Námaskarð, segue sempre os caminhos indicados. Não saias dos limites, e não toques na água, porque está a ferver.

Alojamento

Como éramos um grupo de 6, decidimos ficar alojados em apartamentos em praticamente todos os locais da Islândia por onde passámos. Na noite antes de visitar Námaskarð, ficámos alojados em Reyðarfjörður, numa casa espaçosa. No entanto, depois de visitar Hverir, fomos dormir a Stöng, numa pousada com um pequeno-almoço bastante completo.

Ambos os locais são bons, mas na pousada há quartos sem casa-de-banho no interior, sendo que são partilhadas com outros hóspedes. No entanto, tem restaurante no local, assim como banheiras de hidromassagem de utilização gratuita.

Se viajares com menos pessoas, de certeza que também vais encontrar boas opções de hotéis ou pousadas perto de Námaskarð e Hverir, em especial junto ao lago Mývatn. É só questão de procurar.

Alojamento perto de Hverir

Este artigo pode conter links afiliados.

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *