Ao longo da história, diversas culturas prosperam com a passagem de caravanas, em várias rotas comerciais. No entanto, nenhum desses caminhos foi tão conhecido como a Rota da Seda. Este tecido, fabricado pelos chineses durante milénios, começou a aparecer na Europa. Aqui, rapidamente se transformou num objecto de luxo, cobiçado pela burguesia europeia.
Originou-se, assim, uma rota de caravanas que, atravessando a Ásia, ligava o oriente ao ocidente. Nesta rota circulava a tão apreciada seda, mas não só. Havia uma preciosa troca de produtos, pessoas, conhecimentos, e ideias, que deixaram marcas. Todas as cidades ao longo deste caminho possuem elementos referentes a esse período, e Xi’an, na China, não é excepção.
Mais conhecida pelo deslumbrante Exército de Terracota, Xi’an possui um interessante mercado no bairro ou quarteirão muçulmano. Uma reminiscência dos tempos em que a Rota da Seda estava em vigor. Esse bairro é um local absolutamente delicioso, em todos os sentidos da palavra. Num labirinto de ruas, ruelas e becos sem saída, encontramos uma grande selecção gastronómica.
Já de noite, passeámos por estas ruas animadas, onde o movimento não pára. Grandes cartazes e néons são uma constante em praticamente todas as casas e bancas de rua. É uma autêntica explosão de estímulos para os 5 sentidos. Comida de rua é o que não falta por aqui, assim como gente, muita muita gente.
Andámos para a frente e para trás entre ruas e pequenos becos, experimentando as comidas que nos pareciam interessantes. Desde polvo frito no espeto a um bolo que ainda hoje estou para perceber do que era feito. Absorvemos todo aquele ambiente e, se fores a Xi’an, aconselho a que também o faças. O mercado muçulmano de Xi’an é uma autêntica maravilha, ainda representando o período longínquo da Rota da Seda. É história ao ar livre.
Guia prático
Como chegar
O bairro muçulmano encontra-se muito próximo de duas atracções de Xi’an: a Torre do Sino e a Torre do Tambor. Há diversos autocarros para esta localização: 7, 15, 32, 205, 215, 221, 222, 251, 252, 612, 618. É só sair na estação Zhonglou Xi, andar em direcção à Torre do Tambor, e seguir os aromas.
Outra opção, talvez mais prática, é apanhar a linha 2 do metro e sair na estação Zhonglou, saída B. Depois, é só caminhar em direcção à Torre do Tambor e facilmente se encontra o mercado.
Informação útil
★ Horário: Todos os dias das 8h30 às 23h00
★ Preço: Grátis para passear
★ Morada: 北院门, 西安 (Beiyuanmen, Xi’an)
Horários à data de publicação deste artigo.
Alojamento
Em Xi’an fiquei alojada no Xi’an Travelling with Hotel, que na altura estava na transição entre hostel e hotel. Ainda não percebi muito bem se queriam ser hostel, se queriam ser hotel ou algo entre os dois. No entanto, o espaço é muito agradável, os quartos são bons e está mesmo ao pé de uma estação de metro. Mas Xi’an oferece muito mais opções de alojamento, é só procurar.
Olha que da ultima vez que duvidamos o que seria aquela espetada descobrimos que era cão hehehe foi no camboja e foi daqueles momentos fantásticos que agradeci a minha pessoa por não comer carne =P
Que bom que são esses mercadinhos de rua! Só é pena quando estão à pinha.
Ahah olha, eu cá experimento tudo… Depois logo se vê o que é! 😛
Este tem um ambiente fantástico! Só não gosto mesmo é da quantidade de pessoas que por lá circula.
[…] Dia 1: Muralha da cidade, Torre do Sino e do Tambor, Mercado do Quarteirão Muçulmano […]