Belmonte Portugal Mundo Indefinido

4 museus a não perder em Belmonte

Início » Europa » Portugal » Castelo Branco » 4 museus a não perder em Belmonte

Situada na margem esquerda do rio Zêzere, e tendo a Serra da Estrela como companheira, a vila de Belmonte marca-nos pelas suas paisagens, pelo seu património, e pela sua história. Esta é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal.

Com foral desde 1199, Belmonte surge associada à família Cabral, uma das mais importantes famílias da vila. Aqui nasceu Pedro Álvares Cabral, o navegador que em 1500 foi até ao Brasil, quando tentava seguir para a Índia.

Foi também aqui que se estabeleceu uma comunidade judaica muito forte, que sobreviveu durante séculos, e que ainda hoje se mantém.

A história de Belmonte é particularmente rica, e pode ser conhecida nos seis espaços museológicos existentes na vila. Dois deles, o Castelo de Belmonte e a Igreja de Santiago, deixarei para outro artigo.

Hoje, dou-te a conhecer os restantes quatro: o Museu Judaico, o Museu dos Descobrimentos, o Ecomuseu do Zêzere, e o Museu do Azeite. Vamos a isso?

Ruas de Belmonte Portugal Mundo Indefinido

Museu Judaico

O Museu Judaico conta-nos a história de sobrevivência dos Judeus de Belmonte. Durantes vários séculos, a comunidade judaica foi resistindo, apesar das ordens de expulsão pelos Reis Católicos e por D. Manuel I, e dos tribunais da Inquisição.

O museu está recheado de peças que vão desde a Idade Média até ao século XX. Os objectos eram utilizados por judeus e cristãos-novos, tanto no seu dia-a-dia como nas práticas religiosas.

Museu Judaico 01 Belmonte Portugal Mundo Indefinido
Museu Judaico 02 Belmonte Portugal Mundo Indefinido
Museu Judaico 02 Belmonte Portugal Mundo Indefinido
Museu Judaico 04 Belmonte Portugal Mundo Indefinido

Museu dos Descobrimentos

O Museu dos Descobrimentos encontra-se no logradouro do Solar dos Cabrais, antiga residência da família Cabral. Este espaço pretende divulgar a história de Pedro Álvares Cabral e da sua chegada ao Brasil.

Com 16 salas diferentes, o museu tem vários ecrãs interactivos, que enriquecem a visita. Quase que conseguimos sentir como era estar a bordo de uma das naus que navegaram pelo oceano Atlântico. A exposição também contempla a cultura brasileira, com a sua música e gastronomia.

Museu dos Descobrimentos 01 Belmonte Portugal Mundo Indefinido
Museu dos Descobrimentos 02 Belmonte Portugal Mundo Indefinido
Museu dos Descobrimentos 03 Belmonte Portugal Mundo Indefinido
Museu dos Descobrimentos 04 Belmonte Portugal Mundo Indefinido

Ecomuseu do Zêzere

O Ecomuseu do Zêzere está situado na Tulha dos Cabrais, um celeiro que foi construído em frente ao solar da família. Esta é um museu bastante didático, que tenciona dar a conhecer a história do rio Zêzere.

Aqui, vamos acompanhado o percurso do rio, desde a nascente até à foz. Para cada troço do rio, ficamos ainda a saber mais sobre os elementos que marcam a fauna e a flora.

Ecomuseu do Zêzere 01 Belmonte Portugal Mundo Indefinido
Ecomuseu do Zêzere 02 Belmonte Portugal Mundo Indefinido
Ecomuseu do Zêzere 03 Belmonte Portugal Mundo Indefinido
Ecomuseu do Zêzere 04 Belmonte Portugal Mundo Indefinido

Museu do Azeite

O Museu do Azeite ocupa o espaço do antigo lagar de Belmonte, e o seu objectivo é dar a conhecer as técnicas de produção de azeite, assim como a importância que o “ouro líquido” tem na economia da região.

Aqui, é possível observar as várias máquinas utilizadas na transformação da azeitona em azeite, ao longo do século XX. Podemos ainda adquirir vários produtos da região, como azeite, vinho e compotas.

Museu do Azeite 01 Belmonte Portugal Mundo Indefinido
Museu do Azeite 02 Belmonte Portugal Mundo Indefinido
Museu do Azeite 03 Belmonte Portugal Mundo Indefinido
Museu do Azeite 04 Belmonte Portugal Mundo Indefinido

Guia prático

Como chegar

De carro, é muito fácil chegar a Belmonte. Vindo de Lisboa ou do Porto, será necessário apanhar a autoestrada A1 e sair para a A23 em direcção a Abrantes / Torres Novas / Castelo Branco. Depois, é só seguir as indicações para Belmonte.

Informação útil

Site: Museus do Município de Belmonte
Horário: De terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
Preço: 8€ para todos os museus e Igreja de Santiago (preços detalhados)

Nota: Horários e preços à data de publicação deste artigo.

Alojamento

No dia em que visitei Belmonte, fiquei numa casa de família perto do Fundão. No entanto, existem várias opções interessantes em Belmonte. Algumas alternativas são a Casa Miriam, a Casa Abraao, ou a Casa Marias. Há ainda a Pousada de Belmonte que, embora um pouco mais afastada, tem uma vista fantástica.

Alojamento em Belmonte

Este artigo pode conter links afiliados.

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *