Castelo de Neuschwanstein Alemanha Mundo Indefinido

Neuschwanstein ou o Castelo do Rei Louco

Início » Europa » Alemanha » Schwangau » Neuschwanstein ou o Castelo do Rei Louco

“Quarenta minutos”, disseram-nos. “Vão com tempo, contem com 40 minutos para chegarem até ao topo”. O mapa que nos entregaram repetia a informação: eram quase três quartos de hora, a pé, desde o centro de venda de bilhetes até ao Castelo de Neuschwanstein (Schloss Neuschwanstein).

Sem grandes pressas, começámos o percurso que nos separava do Castelo. À medida que íamos subindo, o número de peças de roupa que eu tinha vestido diminuía. Primeiro foi o casaco, depois a camisola polar. Por fim, arregacei as mangas.

Quando chegámos lá acima, olhámos para o relógio. Apenas 20 minutos se tinham passado. Tínhamos de fazer tempo até podermos entrar. Um pouco antes da hora marcada no nosso bilhete, passámos pelas cancelas. O grupo não era muito grande, e o guia foi rápido a chegar. Todos juntos, seguimo-lo.

Castelo de Neuschwanstein Alemanha Mundo Indefinido 01
Castelo de Neuschwanstein Alemanha Mundo Indefinido 02
Castelo de Neuschwanstein Alemanha Mundo Indefinido 03

Um rei com um sonho

À medida que íamos andando, o guia ia explicando a história do Castelo de Neuschwanstein e do seu excêntrico visionário. Indo de divisão em divisão, era cada vez mais claro: Ludwig II da Baviera era uma pessoa diferente.

Conhecido como o Rei Louco, Ludwig II tinha uma natureza romântica e sonhadora. Numa época em que castelos e fortalezas já não eram necessários como forma de defesa, a construção do Castelo de Neuschewanstein era meramente o realizar de um sonho.

Num lugar de extraordinária beleza, rodeado de montanhas e lagos, Ludwig II imaginou um castelo que fosse ao encontro da sua visão poética. A arquitectura tenta transmitir as óperas de Richard Wagner, cujas composições eram imensamente admiradas pelo rei.

Castelo de Neuschwanstein Alemanha Mundo Indefinido 04
Castelo de Neuschwanstein Alemanha Mundo Indefinido 05
Castelo de Neuschwanstein Alemanha Mundo Indefinido 06

Um Castelo digno de contos de fadas

O Castelo tem 200 divisões e características muito interessantes para a época. Muitas delas eram inovações avançadas para o final do século XIX, altura da sua construção. Neuschwanstein contava com luz eléctrica, água quente nas torneiras, aquecimento de ar, um sistema de campainhas para chamar os empregados.

Todos os salões têm um estilo próprio, e não há repetições. Temos uma sala em estilo romântico, outra de natureza gótica, e mais uma com traços renascentistas. As pinturas e a decoração são uma ode às óperas fantásticas de Richard Wagner. Devido a esta fixação com o trabalho do compositor, Ludwig II também foi apelidado de Rei Cisne.

Infelizmente, este projecto grandioso quase levou o rei à falência. Tendo gasto mais do dobro do dinheiro previsto para a construção do Castelo, o governo da Baviera declarou Ludwig II como incapaz de ser rei. Acabou mesmo por ser destituído, e morreu sob circunstâncias misteriosas junto ao Lago de Starnberg.

Controverso e peculiar, interessando-se mais por projectos artísticos do que por assuntos de estado, Ludwig II deixou um legado arquitectónico ímpar. Na verdade, foi o Castelo de Neuschwanstein que serviu de inspiração para o Castelo da Bela Adormecida, um dos símbolos da Walt Disney Company.

Castelo de Neuschwanstein Alemanha Mundo Indefinido 07
Castelo de Neuschwanstein Alemanha Mundo Indefinido 08
Castelo de Neuschwanstein Alemanha Mundo Indefinido 09

Marienbrücke, a ponte com as melhores vistas

Terminada a visita ao interior do Castelo, onde não é permitido fotografar nem fazer a visita sem guia, era altura de o ver por fora, em todo o seu esplendor. Uma pequena caminhada de 10 minutos leva-nos até à Marienbrücke, uma ponte suspensa com vistas encantadoras para o Castelo.

Uma fila de pessoas aguardava a sua vez de entrar na ponte. Não tivemos de esperar muito tempo, mas cada segundo valeu a pena. A vista é simplesmente mágica.

Marienbrücke Alemanha Mundo Indefinido 01
Marienbrücke Alemanha Mundo Indefinido 02
Castelo de Neuschwanstein visto da Marienbrücke Alemanha Mundo Indefinido

Guia prático

Como chegar

De transporte, a partir de Munique

Esta foi a minha opção. Não tinha conseguido comprar o bilhete online, porque é preciso fazê-lo com alguma antecedência, pelo que não tive alternativa: acordar às 5h da manhã para apanhar um dos primeiros comboios de München Hbf para Füssen. Podes ver os horários e comprar os bilhetes na página web da Deutsche Bahn.

Depois, é só apanhar qualquer um dos comboios que diga “via Castles”. Os mais directos são o 73 em direcção a Steingaden, e o 78 em direcção a Schwangau.

Do centro de venda de bilhetes, será sempre necessário apanhar um autocarro, uma carroça, ou fazer o percurso a pé (como eu fiz) até ao Castelo. Tanto o autocarro como a carroça não deixam as pessoas mesmo na entrada. Em qualquer dos casos é preciso andar um pouco.

De carro, a partir de Munique

São cerca de 130 quilómetros que separam Munique do Castelo de Neuschwanstein. Apanhando a auto-estrada A7 em direcção a Ulm-Kempten-Füssen, é só seguir até ao fim. Em Füssen, deve-se seguir a estrada B17 até Schwangau. Depois, é só seguir as indicações até Hohenschwangau.

Não há parques de estacionamento gratuitos e não é possível levar o carro é ao pé do Castelo. No centro de venda de bilhete, será sempre necessário apanhar um autocarro, uma carroça, ou fazer o percurso a pé (como eu fiz) até ao Castelo. Tanto o autocarro como a carroça não deixam as pessoas mesmo na entrada. Em qualquer dos casos é preciso andar um pouco.

Informação útil

★ Site: Schloss Neuschwanstein
Horário bilheteira: Todos os dias das 7h30 às 17h00 de Abril a 15 de Outubro | Todos os dias das 8h30 às 15h00 de 16 de Outubro a Março
Bilhetes online: Neuschwanstein Tickets (tens sempre de ir buscá-los à bilheteira)
★ Horário: Todos os dias das 9h00 às 18h00 de Abril a 15 de Outubro | todos os dias das 10h00 às 16h de 16 de Outubro a Março
★ Preço: 13€ adultos| gratuito até aos 18 anos | há bilhetes combinados para o Neuschwanstein e Hohenschwangau, vê os preços detalhados
★ Morada:  Neuschwansteinstraße 20, 87645 Schwangau, Alemanha

Horários e preços à data de publicação deste artigo.

Alojamento

Tinha ido a Munique (München) para a Oktoberfest, e aproveitei para explorar um pouco mais da região da Baviera, tendo sempre a cidade como base. Por ter ido na altura do maior festival de Munique, os alojamentos não reflectiam a ocupação nem os preços praticados no resto do ano.

Na verdade, na época da Oktoberfest os alojamento esgotam muito rapidamente e os preços aumentam consideravelmente. Assim, o ideal é começar a procurar e reservar com cerca de um ano de antecedência.

Eu fiquei alojada no Hotel Demas City, a cerca de 10 minutos a pé de uma das entradas no recinto. Era dos mais baratos, e mesmo assim foi caro para o que costumo pagar. Encontrando-se perto do recinto e da estação de comboios, a nível de localização foi, sem dúvida, uma escolha acertada.

Se estiveres a planear uma ida ao Castelo de Neuschwanstein numa qualquer outra altura do ano, certamente encontrarás opções mais em conta um pouco por toda a cidade. Em Munique não faltam alojamentos!

Alojamento em Munique

Visitar o Castelo de Neuschwanstein, tendo Munique como base, facilmente toma uma dia inteiro. Se preferires, podes passar a noite em Schwangau. Há alojamentos com vistas incríveis para os Castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau, e para as magníficas montanhas envolventes.

Alojamento em Schwangau

Neuschwanstein ou o Castelo do Rei Louco

Este artigo pode conter links afiliados.

Planeia a tua viagem (com ferramentas que eu própria uso)

Ao utilizares os links abaixo, não pagas mais por isso, e eu recebo uma pequena comissão. Não é muito, mas é um importante apoio, que me permite continuar a inspirar-te e a partilhar as minhas dicas de viagem.

Para reservas de alojamento, utilizo o Booking.com.

Para aluguer de carros, utilizo a Rentalcars.

Para seguro de viagem, utilizo a World Nomads.

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *