Construído no final do século XIX, o Palácio Bahia, em Marraquexe (مراكش; Marrākuš), é um daqueles locais que não nos deixa indiferentes. Tem uma história e uma arquitectura muito interessantes, mas já lá vamos.
Quando estive no Palácio Bahia em 2021, Marrocos tinha acabado de abrir as fronteiras, após longos meses fechado devido à pandemia. Por isso mesmo, o número de turistas em Marraquexe não era, de todo, o habitual.
Assim, tive o Palácio Bahia (e tantos outros locais em Marraquexe) apenas para mim. A tua experiência será certamente diferente. Afinal, este é um dos locais mais populares desta cidade marroquina, sendo comum haver filas quase intermináveis para entrar.



Um Palácio com vários habitantes
O Palácio foi construído ao longo de mais de 10 anos, em estilo árabe-andaluz, pelo grão-vizir Si Moussa, na década de 1860.
Em 1894, o Palácio ficou na posse de Ba Ahmed, depois de se tornar grão-vizir. Foi Ahmed quem converteu um dos pátios num harem, e ampliou o Palácio Bahia sem grandes planos. Isto fez com que a distribuição das divisões e dos pátios ficasse algo desorganizada.
No total, o Palácio Bahia tem 150 divisões que se abrem para diversos pátios interiores, com jardins que ocupam uma área de 8000m².
Durante o Protetorado Francês, o Palácio foi a residência do administrador colonial francês em Marrocos durante alguns anos. Um dos seus ocupantes foi o general Hubert Lyautey.



O Palácio Bahia hoje
Hoje em dia, o Palácio Bahia é usado pela família real marroquina quando se encontra em Marraquexe.
Parte do Palácio pode ser visitada, mas outra parte não é aberta ao público, porque serve como residência temporária da família real (o que geralmente acontece durante os meses de inverno).
Todos os quartos estão vazios, sem qualquer mobiliário. No entanto, a beleza está mesmo na arquitectura, tanto das paredes como do tecto, que são impressionantes, com detalhes lindíssimos, vitrais e janelas impressionantes.



Guia prático
Como chegar
Existem voos directos de Lisboa e do Porto para Marraquexe. O Palácio Bahia fica no antigo Bairro Judeu, a cerca de 15 minutos a pé da famosa Jemaa el-Fnaa.
Informação útil
Horário: Todos os dias das 9h00 às 17h00Preço: 70Dh adultos | 30Dh crianças
Morada: Rue Riad Zitoun El Jdid, Marraquexe 40000, Marrocos
Para uma conversão actualizada de dirhams marroquinos para euros, vê o site xe.com.
Nota: Horários e preços à data de publicação deste artigo.
Alojamento
Marraquexe tem imensos alojamentos por onde escolher. Na altura, fiquei mais afastada do centro da cidade, no Wazo Hotel.
No entanto, recomendo ficar na zona da medina (centro histórico), especialmente num riad. São habitações típicas marroquinas, fechadas para o exterior e com um pátio interior central, com azulejos, fontes e jardins. Aconselho o Riad Farhan, que é extremamente bonito. Uma opção mais em conta é o Dar Daoud.
Deixa um comentário