Palácio de Cristal Porto Portugal Mundo Indefinido

Pelos jardins do Palácio de Cristal

Início » Europa » Portugal » Porto » Pelos jardins do Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal, projectado pelo arquitecto inglês Thomas Dillen Jones, era um edifício em ferro, vidro e granito, inspirado no Crystal Palace de Londres, tendo sido construído para receber a grande Exposição Internacional do Porto em 1865. O edifício original acabou por ser demolido em 1951 para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, projecto do arquitecto José Carlos Loureiro, e hoje conhecido por Pavilhão Rosa Mota. Apesar de todas as mudanças, o que é certo é que o nome Palácio de Cristal permanece até aos nossos dias. O Palácio está rodeado por belos e diversos jardins, onde é possível passear, relaxar um pouco, admirar a natureza e apreciar as vistas sobre o rio Douro. E é mesmo desses jardins que te quero falar hoje.

Os Jardins do Palácio de Cristal ocupam uma área de 8 hectares e foram projectados na década de 1860, pelo arquitecto paisagista alemão Émile David, no contexto da construção do então edifício do Palácio de Cristal. Actualmente, e apesar de o edifício do Palácio já não existir, conservam-se ainda muitas partes do projecto original dos jardins. Entrando pela porta principal da Rua D. Manuel II, encontramos um espaço amplo que tem o nome do seu criador: Jardim Émile David, ornamentado com várias bolas de buxo, dois chafarizes e quatro estátuas que invocam, cada uma, uma das estação do ano.

Estátua Jardim Émile David Palácio de Cristal Porto Portugal Mundo Indefinido Jardim Émile-David Palácio de Cristal Porto Portugal Mundo Indefinido

A Avenida das Tílias constitui um dos pontos mais marcante deste conjunto de jardins. Lá, podemos encontrar a Concha Acústica e a Capela de Carlos Alberto de Sardenha, edificada em 1849 pela princesa de Montléart em homenagem ao irmão. A planta da capela foi traçada pela própria princesa.

Capela de Carlos Alberto nos Jardins do Palácio de Cristal Porto Portugal Mundo Indefinido

Bem perto situa-se um grande lago com uma ponte, onde tanto patos como pavões dão as boas-vindas a quem por ali passar. Os pavões, habituados a conviver com as pessoas, deixam-se facilmente fotografar.

Lago Palácio de Cristal Porto Portugal Mundo Indefinido Pavão Palácio de Cristal Porto Portugal Mundo Indefinido

O Jardim do Roseiral (no qual, infelizmente, não encontrei rosas) está enriquecido com diversos elementos do património artístico e histórico da cidade do Porto, como fontes, janelas e colunas. Estes elementos foram para aqui trazidos de outros pontos da cidade, para decorar.

Jardim do Roseiral Palácio de Cristal Porto Portugal Mundo Indefinido

Existem ainda muitos outros espaços, incluindo jardins temáticos, como o Jardim das Plantas Aromáticas, o Jardim das Medicinais, o Jardim das Cidades Geminadas (inaugurado em 2009) e ainda o Jardim dos Sentimentos (inaugurado em 2007). Este último é um espaço relvado, com caminhos em calçada portuguesa. Ao longo dos caminhos, existem várias placas que identificam sentimentos associados a cada uma das árvores. Ao fundo, existe ainda uma escultura com o nome Dor.

Jardim dos Sentimentos Palácio de Cristal Porto Portugal Mundo Indefinido

Cada jardim, cada canto e recanto deste espaço, tem uma magia única. Como cereja no topo do bolo, a localização destes jardins dá-nos ainda a possibilidade de observar um vasto horizonte, que abrange parte da cidade do Porto, a cidade de Vila Nova de Gaia e, claro, o maravilhoso rio Douro. Os miradouros são vários, e proporcionam vistas de diversas perspectivas, que devem ser apreciadas com calma.

Palácio de Cristal Porto Vista 01 Portugal Mundo Indefinido Palácio de Cristal Porto Vista 02 Portugal Mundo Indefinido

Curiosidades

O Palácio de Cristal original acolheu muitas exposições e iniciativas desportivas e recreativas, tendo também sido um importante espaço de cultura. No seu interior, continha um órgão de tubos que era um dos maiores do mundo. Apesar de ter existido grande contestação popular, a demolição do Palácio aconteceu em menos de um ano, e o órgão de tubos terá sido destruído à martelada.

Palácio de Cristal Alvão Mundo Indefinido

Informação prática

Site: não tem
★ Horário: Verão (abril a setembro) das 08h00 às 21h00; Inverno (outubro a março) das 08h00 às 19h00
Preço: Gratuito
Morada: Rua de D. Manuel II, Porto

Este artigo pode conter links afiliados.

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

3 comentários