Pike Place Market Seattle EUA Mundo Indefinido

7 razões para visitar o Pike Place Market, em Seattle

Início » América do Norte » Estados Unidos da América » Washington » Seattle » 7 razões para visitar o Pike Place Market, em Seattle

O Pike Place Market existe em Seattle, nos Estados Unidos da América, desde 1907. O mercado era uma forma das pessoas comprarem directamente aos produtores.

Localizado em frente à água, é um espaço popular, onde vamos encontrar tanto turistas como locais. Aqui há de tudo: produtos frescos, frutas e vegetais locais, e sempre de acordo com a estação. Há ainda peixarias, talhos, padarias, floristas, e muito mais.

Mas o que torna este mercado tão único, que mereça uma visita? Vamos descobrir 7 razões.

1. É um paraíso para os amantes de (boa) comida

Com mais de 30 restaurantes e cafés, o Pike Place Market é o espaço perfeito para todos os tipos de paladares. A oferta é mesmo muito variada, indo desde comida rápida até restaurantes para refeições completas e demoradas, passando por locais só para sobremesas e lanches.

Andando um pouco à deriva, acabei por encontrar o Pike Place Chowder. Um chowder é uma espécie de sopa rica e cremosa, com marisco e natas. A variante que comi chama-se New England Clam Chowder, e tinha amêijoas, toucinho, cebola, batata, natas, e uma mistura de especiarias que não consegui identificar na sua totalidade. Esta sopa deliciosa vinha dentro de um pão, que também acabei por comer.

Para sobremesa, não resisti aos iogurtes gregos com morango do Ellenos. Pedi o mais pequeno, mas teria facilmente comido um maior. São pecaminosos, e existem em vários sabores.

No Pike Place Chowder consegues evitar os talheres descartáveis se levares os teus (infelizmente, na altura ainda não tinha). Já no Ellenos, podes experimentar levar o teu recipiente, mas os copos de plásticos são utilizados para medição das porções. Se os teus recipientes tiverem medidas, será mais fácil evitar a utilização dos copos descartáveis.

Chowder Pike Place Market Seattle EUA Mundo Indefinido

2. A variedade dos produtos é impressionante

No mercado dos produtores, a variedade é genuinamente formidável. Existem frutas e legumes de todos os tamanhos, diversos tipos de peixe e marisco, uma grande selecção de queijo, assim como flores coloridas. E estamos apenas na zona superior do mercado.

Ao descer para a arcada inferior, encontramos lojas extraordinários, especializadas em artigos coleccionáveis, jóias e obras de arte, livros, e muito mais. É aqui que se encontram os mais talentosos artesãos. Se procuras uma peça especial e única, este é o local certo para a encontrares.

Legumes Pike Place Market Seattle EUA Mundo Indefinido
Fruta Pike Place Market Seattle EUA Mundo Indefinido
Flores Pike Place Market Seattle EUA Mundo Indefinido

3. Existe um espectáculo com peixes voadores

Enquanto andava tranquilamente pelo mercado, houve uma banca que atraiu a minha atenção. Era a peixaria Pike Place Fish Co., onde é comum vermos os peixes a serem atirados do seu local de exposição até ao balcão, onde são embrulhados e entregues ao clientes.

Normalmente, quando alguém quer comprar um peixe, um trabalhador da peixaria pega no peixe pretendido e atira-o para o seu colega no outro lado do balcão, que o apanha e embrulha. Tudo pela eficiência no atendimento ao cliente.

No entanto, este espectáculo de peixes voadores foi atraindo cada vez mais atenção e público interessado. Hoje em dia, existe um peixe que é utilizado apenas para entretenimento dos turistas, que se maravilham com as capacidades de atirar e apanhar peixes dos trabalhadores da Pike Place Fish Co.

Este não é um espectáculo para toda a gente. Confesso que me fez um pouco de confusão ver o peixe a ser atirado de um lado para o outro. Se achas que te sentirás da mesma forma, evita passar ao pé do Pike Place Fish Co. Consegues perceber que estás perto pelas interjeições de admiração das pessoas à tua volta.

Marisco Pike Place Market Seattle EUA Mundo Indefinido
Peixe Pike Place Market Seattle EUA Mundo Indefinido

4. Há a Rachel e o seu primo Billy, dois porquinhos mealheiros

Junto ao Pike Place Fish Co. existe um porquinho de bronze chamado Rachel. Sempre rodeado por pessoas que querem tirar fotografias com ela, a Rachel é uma espécie de mascote do Pike Place Market. No entanto, também é um porquinho mealheiro que recebe doações.

A gestão do dinheiro depositado na Rachel é feita pela Pike Placet Market Foundation, que auxilia clínicas, lares de idosos, e bancos alimentares da região de Seattle. Desde 1986 que já angariou mais de 200 mil dólares para causas sociais.

A Rachel tem um primo chamado Billy, que se encontra do outro lado do mercado, perto da água. Não é tão famoso como a Rachel, mas tem a mesma função. Se pretendes tirar uma fotografia com estes simpáticos porquinhos, vai ter com o Billy. Ele gostará de receber toda a atenção.

5. É aqui que se encontra o primeiro café Starbucks

Actualmente espalhado um pouco por todo o mundo, o primeiro Starbucks abriu no Pike Place Market em 1971. Essa loja pioneira ainda por lá se encontrada, com a aparência original.

A loja é pequena, e passa facilmente despercebida, no meio de toda a agitação que se vive no mercado. No entanto, se olhares mais atentamente, reparas numa fila de aficionados ou simples curiosos. É ali.

6. Há um jardim quase secreto e uma parede de pastilhas

Muitos dos habitantes locais não conhecem o Pike Place Urban Garden, no telhado do prédio LaSalle. Eu encontrei-o completamente por acaso, mas foi uma das melhores surpresas do dia.

Existem vários legumes a serem ali cultivados, que depois são doados ao Pike Market Senior Center e ao banco alimentar. Tudo com vista para a água e para a imponente Seattle Great Wheel.

Pike Place Garden Pike Place Market Seatlle EUA Mundo Indefinido

Do topo dos edifícios, passamos para um beco. Aqui, as paredes estão cobertas de pastilhas elásticas. Sim, pastilhas. Diz-se que o público do teatro que se encontrava ali ao pé saía dos espectáculos e colava as pastilhas na parede.

Os funcionários iam limpar, mas tornou-se tão comum que acabaram por desistir. Hoje, a parede por vezes é limpa, para que novas pessoas possam colar por lá as suas pastilhas elásticas, depois de mascadas. É estranho? Muito.

Gum Wall Pike Place Market Seattle EUA Mundo Indefinido

7. A animação de rua é uma constante

Todos os dias há espectáculos de rua diferentes. A variedade é muita, indo desde grupos com vários instrumentos, até cantores a solo, dançarinos, malabaristas e outros artistas de rua. Dão uma vida ainda mais especial a este local, e entretêm quem por ali passa.

Consegui-te convencer a visitar este mercado?
Se fores, de certeza que não te vais arrepender.

Guia prático

Informação útil

★ Site: Pike Place Market
★ Horário: Todos os dias das 9h00 às 16h00 (encerra no Natal e no Dia de Acção de Graças)
★ Preço: gratuito
★ Morada: 1st Ave and Pike St., Seattle, WA 98101

Nota: Horários e preços à data de publicação deste artigo.

Alojamento

Decidi ir a Seattle um pouco em cima da hora, pelo que encontrei já muitos hostels baratos completamente cheios. A opção mais barata que me apareceu foi o American Hotel Hostel, bem no centro da Chinatown.

É uma zona extremamente interessante, onde os nomes das ruas estão escritos tanto em inglês como em mandarim. Achei a zona bem curiosa pelo seu ambiente, e fica perto de estações de metro e de autocarro. Caso se queira ficar numa zona mais central, existem várias opções. Mas é melhor reservar com alguma antecedência, caso o preço seja algo importante.

Alojamento em Seattle

7 razões para visitar o Pike Place Market, em Seattle

Este artigo pode conter links afiliados.

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *