As belas praças de Timișoara, na Roménia

Início » Europa » Roménia » As belas praças de Timișoara, na Roménia

Marca as minhas palavras: a Roménia é uma pérola à espera de ser descoberta. Visitei 5 cidades deste país de extraordinária beleza, e cada uma delas tem um encanto especial. Timișoara (lê-se Timichoara) não é excepção. 

A cidade ganhou notoriedade internacional em Dezembro de 1989, quando testemunhou uma manifestação em massa contra o regime ditatorial de Nicolae Ceaușescu. A manifestação foi violentamente sufocada pela Securitate (polícia secreta), levando mais de 2 mil manifestantes à morte. Este trágico desfecho apenas fez com que protestos contra o governo se intensificassem.

Três dias após o início da manifestação, Timișoara ficou conhecida como Primul Oraş Liber, primeira cidade livre do regime de Ceaușescu. Esta manifestação deu origem ao que mais tarde seria conhecido como Revolução Romena. O Exército juntou-se ao povo e, nas ruas da capital, Bucaraste, a ditadura de Nicolae Ceaușescu caiu.

Hoje em dia, Timişoara é o principal centro educacional no oeste da Roménia (tem quatro universidades públicas e quatro privadas). É uma cidade muito jovem, e isso nota-se ao caminhar pelas suas ruas e ao observar os seus cafés e praças. Timișoara vai ser Cidade Europeia da Cultura em 2021, em conjunto com Novi Sad (Sérvia) e Eleusina (Grécia).

O que mais gostei desta cidade, para além de toda a sua carga histórica, foram as suas praças. Normalmente cheias de vida, estão recheadas de edifícios airosos. Fica então a conhecer três das praças de Timișoara, que nos fazem querer ficar por lá o dia todo.

Piața Victoriei

Piaţa Victoriei, ou Praça da Vitória, é o símbolo máximo da Revolução Romena. Foi nesta praça que Timișoara foi proclamada, a 20 de Dezembro de 1989, a primeira cidade livre na Roménia.

Aqui encontram-se edifícios importantes, como a Catedral Metropolitana Ortodoxa e a Ópera. A praça foi concebida no início do século XX, quando os muros da antiga fortaleza estavam a ser demolidos. Em 1989 tornou-se numa praça completamente pedestre.

Piața Libertății

Piaţa Libertăţii, ou Praça da Liberdade, encontra-se entre as praças Victoriei e Unirii. É relativamente pequena, e é aqui que se encontram a antiga Câmara Municipal e um estátua de São João Nepomuceno (Sfântului Ioan Nepomuk).

A estátua tem, dos lados, cenas do último período da vida de São João Nepomuceno. No seu centro está o próprio São João, e na parte superior encontra-se Santa Maria.

Piaţa Unirii

A Piaţa Unirii, ou Praça da União, é, para mim, a mais bonita de todas. Em estilo barroco, é o centro da cidade velha. Aqui encontram-se o Palácio Barroco, as Igrejas Católica e Sérvia, assim como lindíssimos edifícios coloridos. Só por esta praça, já vale a pena uma visita a Timișoara.

Guia prático

Como chegar

Eu fui para Timișoara vinda de Budapeste, num comboio que saiu bem cedo da capital húngara. Há voos de algumas cidades europeias para Timișoara, como Munique. E, claro, de Bucareste também existem voos, comboios e autocarros. Timișoara foi o meu ponto de partida para explorar a Roménia de carro, que é uma opção que aconselho vivamente.

Mapa com as praças de Timișoara

Alojamento

Aquando da minha visita a Timișoara, fiquei alojada no DownTown Hostel, um espaço bem no centro da Piaţa Victoriei. Uma excelente localização! O hostel é bem pequeno, mas deu perfeitamente para o seu propósito: dormir e recarregar baterias. No entanto, há outras opções em Timișoara, é só procurar.

Pesquisar alojamento em Timișoara

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *