Reykjavík Islândia Mundo Indefinido

Reykjavík: um dia pela capital islandesa

Início » Europa » Islândia » Reykjavík: um dia pela capital islandesa

Enquanto que, em muitos países, a capital é o destino de eleição, na Islândia esse não é o caso. Quem visita este país magnífico vai em busca de cascatas, glaciares, vulcões e, claro, auroras boreais. É a natureza, no seu estado mais puro, que atrai os visitantes até este país nórdico.

No entanto, não visitar Reykjavík é, para mim, um erro. Apesar não ter os mesmos atractivos que outras capitais europeias, Reykjavík tem o seu encanto.

A cidade terá sido o primeiro povoado permanente da Islândia, estabelecido em 874. A cidade cresceu à volta do porto, e mais de 60% da população da Islândia vive em Reykjavík e áreas circundantes.

Se incluíres um passeio pela cidade logo no início da tua viagem à Islândia, garanto que não te vais arrepender. Para te ajudar a planear o teu dia pela capital mais a norte do mundo*, deixo-te aqui alguns pontos que podes considerar interessantes.

*Nuuk é ainda mais a norte, mas a Gronelândia é uma região autónoma da Dinamarca, e não um estado soberano.

Reykjavík Islândia Mundo Indefinido 01
Reykjavík Islândia Mundo Indefinido 02
Reykjavík Islândia Mundo Indefinido 03

Hallgrímskirkja

O cartão postal de Reykjavík, a Hallgrímskirkja, é uma igreja luterana que se pode ver de vários pontos da cidade. A ideia da sua estrutura é remeter para a paisagem islandesa, como as montanhas e os glaciares. A entrada na igreja é gratuita mas subir à torre são 1300 ISK (~9,15€).

Em frente, existe uma estátua de Leif Erikson, aquele que terá sido o primeiro Europeu a pisar a América, na região que é hoje o Canadá.

Hallgrímskirkja 01 Reykjavík Islândia Mundo Indefinido
Hallgrímskirkja 02 Reykjavík Islândia Mundo Indefinido

Edifício Harpa

Harpa é uma sala de concertos e centro de conferências com um arquitectura muito interessante. O edifício tem uma fachada de vidro colorido, e diz-se que foi inspirado na paisagem basáltica da Islândia. A construção começou em 2009 e o concerto inaugural ocorreu a 4 de Maio de 2011.

Harpa 01 Reykjavík Islândia Mundo Indefinido
Harpa 02 Reykjavík Islândia Mundo Indefinido

Escultura Sólfar

Sólfar (Viajante Solar) é uma escultura de Jón Gunnar Árnaosn, descrita como representando um barco dos sonhos. O artista queria transmitir uma mensagem de esperança, progresso, e liberdade, assim como a promessa de um território desconhecido, inexplorado.

Escultura Sólfar Reykjavík Islândia Mundo Indefinido

Parlamento da Islândia

O Parlamento da Islândia (Alþingi Íslendinga) encontra-se agora neste edifício de 1880. No entanto, o parlamento foi fundado em 930 no que é hoje o Parque Nacional Þingvellir, e é um dos parlamentos nacionais mais antigos do mundo.

Parlamento da Islândia Reykjavík Islândia Mundo Indefinido

Hljómskálagarðurinn

Hljómskálagarðurinn é um jardim bem no centro da cidade, com um grande lago, diversos pássaros e esculturas. O jardim é extremamente agradável e é o local ideal para passear com calma e, talvez, até fazer um piquenique. A população local utiliza este espaço para actividades e jogos ao ar livre.

Hljómskálagarðurinn 01 Reykjavík Islândia Mundo Indefinido
Hljómskálagarðurinn 02 Reykjavík Islândia Mundo Indefinido

Guia prático

Como chegar

A Play Airlines é uma companhia islandesa de baixo custo que começou com ligações directas entre Portugal continental (Lisboa e Porto) e Reykjavík, pelo Aeroporto Internacional de Keflavík. É a melhor opção para quem quer uma ligação mais rápida e, reservando com algum tempo de antecedência, é possível encontrar tarifas bastante atractivas.

É possível ir do Aeroporto Internacional de Keflavík para Reykjavík de autocarro, mas recomendo que se alugue um carro (ou outro veículo). É a forma mais prática de percorrer a Islândia.

Alojamento

Como éramos um grupo de 6, decidimos ficar alojados em apartamentos em praticamente todos os locais da Islândia por onde passámos. Na noite em que chegámos, ficámos alojados num apartamento em Reykjavík. Antes de regressar a Portugal, ficámos numa casa perto do aeroporto de Keflavík.

Se viajares com menos pessoas, de certeza que também vais encontrar boas opções de hotéis ou pousadas em Reykjavík. É só questão de procurar.

Alojamento Reykjavík

Este artigo pode conter links afiliados.

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *