Cluj, como é carinhosamente apelidada, é o coração da região romena da Transilvânia. Apesar de, ao seu nome, se ter acrescentado Napoca em 1974, são muito poucos aqueles que a tratam pela denominação completa. Cluj-Napoca é, hoje, um dos principais centros académicos e culturais da Roménia (a par com Timișoara).
Incluir a cidade no roteiro de uma semana pela Roménia era quase obrigatório, pela importância que tem na região. No entanto, cheguei sem expectativas nem ideias sobre o que visitar. Só que a vontade de aprender era grande. Quando soubemos que existia o Museu Etnográfico da Transilvânia, decidimos que era por ali que iríamos começar.
Infelizmente, apanhámos o único dia em que o museu estava fechado… Propuseram-nos ir antes ao Museu da Farmácia, mas acabámos por preferir deambular pelas ruas da cidade. Apesar de o fazer na maioria dos locais, Cluj-Napoca é mesmo para se percorrer a pé. Andando, conseguimos senti-la de outra forma.
Aqui, encontra-se de tudo um pouco. A arquitectura é um festim harmonioso entre edifícios barrocos, torres medievais, e igrejas góticas. Há, ainda, jardins floridos e diversas galerias de arte. Aproveitei para tirar diversas fotografias às construções que ia encontrando. O resultado é o que hoje te apresento.














Guia prático
Como chegar
Eu cheguei a Cluj-Napoca de carro, vinda de Timișoara (passando por Alba Iulia). Explorar a Roménia de carro é, aliás, uma opção que aconselho vivamente! De qualquer das formas, há voos de algumas cidades europeias para Cluj-Napoca. E, claro, de Bucareste também existem comboios e autocarros.
Alojamento
Aquando da minha visita a Cluj-Napoca, fiquei alojada no Youthink Hostel, que entretanto fechou. É uma pena, porque era um espaço muito agradável a pouco mais de um quilómetro do centro da cidade. Era um pouco mais distante do que os locais onde costumo ficar, mas o alojamento tinha uma grande vantagem. Havia estacionamento gratuito para o carro que tínhamos alugado! Para quem procura opções mais centrais, há muita escolha, até porque esta é uma das maiores cidades romenas.
Cluj-Napoca é uma das cidades que mais gostei na Roménia. Conhecida mesmo como a cidade dos estudantes, é aquela cidade onde se tem os preços mais acessíveis e, tal como referiste, anda-se bem a pé por lá.
Gostei das fotos. 🙂
Também gostei de Cluj-Napoca, especialmente dos edifícios tão variados! É muito bom percorrer as suas ruas, não é?
Obrigada 🙂
Sim, por ser uma cidade plana, praticamente não nos cansamos. 🙂