Cluj-Napoca Roménia Mundo Indefinido

Fotografando as ruas de Cluj-Napoca, a capital da Transilvânia

Início » Europa » Roménia » Cluj-Napoca » Fotografando as ruas de Cluj-Napoca, a capital da Transilvânia

Cluj, como é carinhosamente apelidada, é o coração da região romena da Transilvânia. Apesar de, ao seu nome, se ter acrescentado Napoca em 1974, são muito poucos aqueles que a tratam pela denominação completa. Cluj-Napoca é, hoje, um dos principais centros académicos e culturais da Roménia (a par com Timișoara).

Incluir a cidade no roteiro de uma semana pela Roménia era quase obrigatório, pela importância que tem na região. No entanto, cheguei sem expectativas nem ideias sobre o que visitar. Só que a vontade de aprender era grande. Quando soubemos que existia o Museu Etnográfico da Transilvânia, decidimos que era por ali que iríamos começar.

Infelizmente, apanhámos o único dia em que o museu estava fechado… Propuseram-nos ir antes ao Museu da Farmácia, mas acabámos por preferir deambular pelas ruas da cidade. Apesar de o fazer na maioria dos locais, Cluj-Napoca é mesmo para se percorrer a pé. Andando, conseguimos senti-la de outra forma.

Aqui, encontra-se de tudo um pouco. A arquitectura é um festim harmonioso entre edifícios barrocos, torres medievais, e igrejas góticas. Há, ainda, jardins floridos e diversas galerias de arte. Aproveitei para tirar diversas fotografias às construções que ia encontrando. O resultado é o que hoje te apresento.

Cluj-Napoca Roménia 01 Mundo Indefinido
Cluj-Napoca Roménia 02 Mundo Indefinido
Cluj-Napoca Roménia 03 Mundo Indefinido
Cluj-Napoca Roménia 04 Mundo Indefinido
Cluj-Napoca Roménia 05 Mundo Indefinido
Cluj-Napoca Roménia 06 Mundo Indefinido
Cluj-Napoca Roménia 07 Mundo Indefinido
Cluj-Napoca Roménia 08 Mundo Indefinido
Cluj-Napoca Roménia 09 Mundo Indefinido
Cluj-Napoca Roménia 10 Mundo Indefinido
Cluj-Napoca Roménia 11 Mundo Indefinido
Cluj-Napoca Roménia 12 Mundo Indefinido
Cluj-Napoca Roménia 13 Mundo Indefinido
Cluj-Napoca Roménia 14 Mundo Indefinido

Guia prático

Como chegar

Eu cheguei a Cluj-Napoca de carro, vinda de Timișoara (passando por Alba Iulia). Explorar a Roménia de carro é, aliás, uma opção que aconselho vivamente! De qualquer das formas, há voos de algumas cidades europeias para Cluj-Napoca. E, claro, de Bucareste também existem comboios e autocarros.

Alojamento

Aquando da minha visita a Cluj-Napoca, fiquei alojada no Youthink Hostel, um espaço muito agradável a pouco mais de um quilómetro do centro da cidade. É um pouco mais distante do que os locais onde costumo ficar, mas o alojamento tinha uma grande vantagem. Havia estacionamento gratuito para o carro que tínhamos alugado! Para quem procura opções mais centrais, há muita escolha, até porque esta é uma das maiores cidades romenas.

Alojamento em Cluj-Napoca

Fotografando as ruas de Cluj-Napoca, a capital da Transilvânia
Planeia a tua viagem (com ferramentas que eu própria uso)

Ao utilizares os links abaixo, não pagas mais por isso, e eu recebo uma pequena comissão. Não é muito, mas é um importante apoio, que me permite continuar a inspirar-te e a partilhar as minhas dicas de viagem.

Para reservas de alojamento, utilizo o Booking.com.

Para aluguer de carros, utilizo a Rentalcars.

Para seguro de viagem, utilizo a World Nomads.

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *