Nesta página vais encontrar informação relativamente a:
- História do Mundo Indefinido
- Um blogue para viajantes conscientes
- Missão, princípios e valores
História do Mundo Indefinido
Mundo Indefinido é um blogue de viagens para todos aqueles que querem viajar melhor, de forma mais sustentável, e com mais conhecimento do mundo. Mas nem sempre foi assim.
O blogue nasceu em 2006, quase deixou de existir, renasceu das cinzas, esteve algum tempo adormecido e, finalmente, voltou a acordar em 2016 (dez anos depois do seu início): com energias renovadas e cheio de força para enfrentar novas aventuras.
Durante muito tempo, o Mundo Indefinido foi um blogue onde ia escrevendo textos de ficção. Era a forma de alimentar a minha ligação à escrita, que sempre foi muito profunda.
Foi apenas em 2015, com a maravilhosa aventura que foi o interrail, que comecei a partilhar as minhas viagens. O nome, esse, sempre foi o mesmo. Até parece que, quando escolhi Mundo Indefinido, lá em 2006, sabia que um dia viria a escrever sobre o mundo! Há coisas curiosas, não há?
Desde há uns anos que me tenho interessado cada vez mais por um estilo de viagem sustentável, nas suas três vertentes: económica, social e ambiental. Acredito que, enquanto viajantes, podemos deixar uma marca positiva por onde passamos, por mais pequena que seja. Juntos, conseguimos construir um mundo melhor.
Este interesse, e a crença de que todos podemos fazer algo, fez-me questionar a direcção do blogue e o que pretendia para este espaço. Assim, o Mundo Indefinido mudou.
Um blogue para viajantes conscientes
Muito mais do que partilhar dicas e relatos de viagens (que continuarei a fazer), quero-te inspirar a ir mais longe. Espero que te consiga motivar a saíres da tua zona de conforto: seja através de uma visita ao museu da tua cidade ou de uma aventura de dois meses sem destino certo. Mas que essa descoberta seja feita com conhecimento sobre o mundo, e sobre o impacto das tuas acções. Para que viajemos com mais compreensão, sem preconceitos, e com um maior respeito pelo outro e pelo planeta.
Não sou especialista no assunto e ainda tenho muito para aprender. Porém, acredito sinceramente no poder transformador da educação, do conhecimento e da partilha de experiências. Também eu tive e terei falhas, mas estou comprometida em dar o meu melhor e a ajudar os outros a fazerem o mesmo.
Espero que te sintas em casa por aqui. Aparece, comenta, deixa-me sugestões, e partilha as tuas experiências comigo. Se faz sentido para ti viajar de forma mais consciente e responsável, este espaço também é teu.
Missão, princípios e valores
Acredito em viagens responsáveis e éticas, que preservam o meio ambiente e melhoram o bem-estar da população local. Assim, a missão do Mundo Indefinido não podia ser mais clara:
Ajudar a viajar de forma mais consciente e sustentável, com mais conhecimento e sem preconceitos, usando as viagens e a partilha para construir um mundo melhor.
Acredito no poder transformador do conhecimento
Compreendo que, muitas vezes, é a falta de informação sobre povos, culturas e tradições que faz perpetuar falsos estereótipos e preconceitos. Da mesma forma, é o desconhecimento das práticas de alguns programas turísticos que faz perdurar actividades social e ambientalmente nocivas e até criminosas. Logo, com conhecimento, conseguimos tomar melhores decisões, ter mais compreensão e respeito pelo outro e pelo planeta e deixar cair preconceitos.
Acredito num estilo de viagem ético e responsável
Nem todas as experiências valem a pena. Se envolver sofrimento humano, sofrimento animal, ou destruição de habitats naturais, não vale a pena. Também eu andei de cavalo e de camelo, também eu já pensei que seria incrível andar de elefante. No entanto, a minha mentalidade mudou. Por isso, incentivo à reflexão antes de se aceitar qualquer tipo de programa, pensando no impacto que ele causa na sociedade e no meio ambiente. Para que o impacto exista, sim, mas que seja positivo, e não negativo.
Acredito no consumo consciente, que apoie a economia local
Se estamos num determinado país, faz todo o sentido comprarmos produtos produzidos nesse mesmo país. Desta forma estamos a ajudar na dinamização da economia da região e na criação de empregos. Para além de que, ao não haver necessidade de transportar bens de um lado para o outro, o ambiente também é poupado. Assim, prefiro fazer escolhas que aumentem a quantidade de dinheiro deixado com a população local. Isto é válido para produtos, mas também para serviços. Por exemplo, tento ficar em alojamentos locais e comer em pequenos restaurantes e não em grandes cadeias internacionais.
Acredito que a beleza está na diversidade
Defendo uma consciência global, que valoriza a tolerância e preserva a diversidade cultural e ambiental. Valorizo a multiplicidade de opiniões, religiões, etnias, culturas, formas de ver o mundo. É isso que torna o mundo tão rico e as viagens tão interessantes. Todas as pessoas merecem igual respeito, mesmo que tenham uma opinião contrária à minha. É através do debate saudável que nos entendemos.
Acredito que a melhor forma de promover a mudança é pelo exemplo
Não sei tudo e irei errar muitas vezes. Assumo os meus limites e os limites das minhas experiências e relatos de viagem. Mas defendo que é através da partilha que conseguimos fazer a diferença, para que outros possam evitar os erros que cometemos e repetir os acertos que tivemos. Acredito que juntos fazemos a diferença e vamos mais longe.
Acredito na transparência e na honestidade
Ter um blogue de qualidade envolve tempo, trabalho e dinheiro. Assim, é natural que monetize o Mundo Indefinido. No entanto, o meu compromisso é com os meus leitores, não com marcas e empresas. Podes saber mais sobre a minha forma de trabalhar na seguinte página: