Clérigos Porto Portugal Mundo Indefinido

Torre e Igreja dos Clérigos

Início » Europa » Portugal » Porto » Torre e Igreja dos Clérigos

A história da Igreja dos Clérigos está ligada à Irmandade dos Clérigos Pobres, que resultou da fusão de três instituições de beneficência: a Confraria dos Clérigos Pobres de Nossa Senhora da Misericórdia, a Irmandade de São Filipe de Nery e a Confraria dos Clérigos de São Pedro. Estas instituições foram criadas na cidade do Porto durante o século XVII, com a finalidade de auxiliarem clérigos em dificuldades. A nova Irmandade funcionava na Igreja da Misericórdia do Porto, mas necessitava de um espaço próprio. Assim, em 1731 decidiu-se construir uma nova igreja.

A Igreja dos Clérigos foi então mandada construir, sendo que a primeira pedra foi lançada em 1732. Edifício de estilo barroco, foi projectado pelo arquitecto italiano Nicolau Nasoni, que desenvolveu grande parte da sua obra em Portugal. O arquitecto começou por não receber qualquer remuneração pela construção, mas quis ser sepultado na igreja quando morresse e a sua vontade foi cumprida.

O interior da igreja tem uma decoração muito interessante, que merece ser apreciada em detalhe, de diversos ângulos e perspectivas. O retábulo da capela-mor foi concebido por Manuel dos Santos Porto, utilizando mármores de quatro cores. Nas partes laterais, encontram-se as estátuas de São Pedro e de São Filipe de Nery.

Torre e Igreja dos Clérigos 01 Porto Portugal Mundo Indefinido Torre e Igreja dos Clérigos 02 Porto Portugal Mundo Indefinido Torre e Igreja dos Clérigos 03 Porto Portugal Mundo Indefinido Torre e Igreja dos Clérigos 04 Porto Portugal Mundo Indefinido Torre e Igreja dos Clérigos 05 Porto Portugal Mundo Indefinido

Para além de todo o espaço da igreja, visitei ainda a colecção Christus, uma colecção de arte sacra com diversas representações de Jesus Cristo.

Clérigos Christus 01 Porto Portugal Mundo Indefinido Clérigos Christus 02 Porto Portugal Mundo Indefinido

Mas o elemento mais conhecido desta obra é, talvez, a Torre dos Clérigos, classificada como Monumento Nacional em 1910. A sua construção começou em 1754, e foi utilizada pedra de granito. Tem 6 andares e 75 metros de altura, sendo que aquando da sua construção era o edifício mais alto de Portugal. Uma escadaria interior, com 240 degraus, permite o acesso ao topo, onde se pode admirar uma bonita vista panorâmica da cidade do Porto.

Torre dos Clérigos Porto Portugal Mundo Indefinido Vista Torre dos Clérigos 01 Porto Portugal Mundo Indefinido Vista Torre dos Clérigos 02 Porto Portugal Mundo Indefinido

Curiosidades

Em 1917, a Torre dos Clérigos foi escalada (sem equipamento) por dois acrobatas galegos, José e Miguel Puertollano, supostamente numa acção de promoção de uma marca de bolachas. Cá em baixo havia uma enorme multidão a observar. O vídeo seguinte tem 8 minutos de duração, mas a subida começa a partir do minuto 03:30.

Informações práticas

Site: Torre dos Clérigos
Horário: Todos os dias das 09h00 às 19h00 (outro horário a 24, 25 e 31 Dez, e 01 Jan)
Missas: Domingos às 21h30
Preço: visita Torre + exposição + colecção Christus: 3€ (em Março de 2016)
Morada: Rua de São Filipe Nery ou Rua dos Clérigos, Porto

Este artigo pode conter links afiliados.

Planeia a tua viagem (com ferramentas que eu própria uso)

Ao utilizares os links abaixo, não pagas mais por isso, e eu recebo uma pequena comissão. Não é muito, mas é um importante apoio, que me permite continuar a inspirar-te e a partilhar as minhas dicas de viagem.

Para reservas de alojamento, utilizo o Booking.com.

Para aluguer de carros, utilizo a Rentalcars.

Para seguro de viagem, utilizo a World Nomads.

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 comentários