A famosa Torre Pendente di Pisa é, talvez, o monumento mais emblemático desta cidade italiana. Mais conhecida por terras lusas como Torre Inclinada ou simplesmente por Torre de Pisa, a sua inclinação espanta todos. Apesar de ser uma torre, não foi construída com o objectivo de defender a cidade, mas sim como torre sineira. O seu principal papel seria manter um registo temporal, tanto humano como divino. É uma das Sete Maravilhas da Era Medieval, e faz parte do conjunto arquitectónico da Piazza del Duomo (Praça da Catedral), classificado como Património Mundial da UNESCO desde 1987.
A Torre di Pisa tem uma história um pouco atribulada, que a torna, a meu ver, ainda mais interessante. A sua construção iniciou-se em 1173, pelas mãos do arquitecto Diotisalvi (embora durante anos o projecto tenha sido atribuído a Bonanno Pisano). Foi construída em três fases, por um período de quase 200 anos! Porquê? A torre começou a inclinar-se após o início da construção do terceiro andar, em 1178, devido a uma fundação mal construída e a um solo fraco, instável e lamacento. É devido ao facto de esta torre estar inclinada sem cair que a Piazza del Duomo, onde ela se encontra, também é conhecida como Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres).
A construção parou por quase um século, devido a batalhas com as cidades de Genova, Lucca e Firenze. Nesse tempo, o solo ajustou-se um pouco e ganhou alguma estabilidade. Em 1272, a construção foi recomeçada por Giovanni di Simone, arquitecto também responsável pelo Camposanto. Numa tentativa de compensar a inclinação, foram construídos andares com um lado mais alto do que o outro, para que torre se inclinasse na direcção oposta. Por causa disso, a torre é, na realidade, curva. Já tinhas reparado?
A construção foi interrompida novamente em 1284, quando Pisa perdeu a batalha de Meloria, contra Genova. A perda da batalha e a destruição da sua frota, marcou o declínio da República Marítima de Pisa. O sétimo andar da torre só foi concluído em 1319. No topo, foram colocados sete sinos, um para cada nota musical. Os sinos não foram colocados todos ao mesmo, e cada um tem um nome: L’Assunta, Il Crocifisso, San Ranieri, La Terza, La Pasquereccia, Il Vespruccio e Dal Pozzo.
Entre os anos de 1990 e 2001, a torre passou por uma fase de reforço estrutural. Depois dessa intervenção, a inclinação passou de 5,5º para 5º. Até ao ano de 2011, houve ainda uma fase de restauro da superfície, de forma a reparar alguns danos. Hoje em dia já é possível subir à torre, em vez de se admirar somente por fora. Subindo os seus quase 300 degraus, que já estão visivelmente desgastados pelo tempo e pelos passos que por ali sobem e descem todos os dias, tem-se uma das mais bonitas vistas da cidade.
Como chegar
De qualquer ponto da cidade, é muito fácil chegar à Torre di Pisa a pé. Mas se não estiveres com vontade de andar, existem comboios que vão desde a estação Pisa fermata Aeroporto e param na estação Pisa San Rossore, que fica mesmo ao lado da praça. Os autocarros são a melhor opção para quem está no centro da cidade, e a linha LAM (Linea Alta Mobilitá) ROSSA funcionam todos os dias entre as 5h20 e as 20h25. O bilhete custa 1,20€ e é válido durante 1 hora em toda a rede da companhia CPT (Compagnia Pisana Trasporti). Podes sair em Torre ou em Ospedale S. Chiara.
Informação prática
★ Site: OPA Pisa
★ Horário: Todos os dias das 08h30 às 22h00 (horário de verão)
★ Preço: A subida à torre custa 18€ (sim, não é nada barato). Não há descontos, mas o bilhete pode ser comprado online.
★ Morada: Piazza del Duomo, Pisa
Não conhecia a história da torre por completo (200 anos!?), mas é de facto curiosa. E não, nunca me tinha apercebido de que é curva. Questionava-me sempre como é que uma pessoa andaria lá dentro, mas agora percebo! As fotografias que tens são espectaculares, sempre imaginei isso apinhado de gente. Foste em que altura do ano?
É verdade! Demorou imenso tempo a ser construída! Mas hoje podemos admirar a sua beleza ? Fui a Pisa no início de Abril e apanhei bom tempo. Não havia filas e consegui ver tudo com a maior das calmas. Para subir à torre, esperei apenas 10 minutos! Nos meses de verão o cenário muda completamente, ficando apinhado de gente… Por isso, se puderes evitar, vai noutra altura. Eu diria que a primavera é mesmo a altura ideal ?
[…] e cerca de 85 mil habitantes. A Piazza del Duomo di Pisa (Praça da Catedral), onde se encontra a Torre Pendente, é Património Mundial da UNESCO desde […]
[…] a poucos passos da Piazza dei Cavalieri e bem perto da Piazza del Duomo (onde se encontra a famosa Torre de Pisa). Os funcionários eram simpáticos, mas o senhor que estava no turno da noite não falava […]
[…] à cidade de Pisa. É uma cidade pequenina, que se vê muito bem em dois dias, e da qual gostei. Tem a famosa Torre de Pisa, claro, mas a cidade é mais do que isso. Tem imensas ruas e ruelas estreitas que nos levam a […]